ICA e MAUC realizam roda de conversa “A arte em couro do Mestre Espedito Seleiro” neste sábado

Image,: Foto de Espedito Seleiro falando ao microfoneO Instituto de Cultura e Arte (ICA) e o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) realizam no próximo sábado (28), às 9h30min, a roda de conversa “A arte em couro do Mestre Espedito Seleiro”, como parte da programação de encerramento da exposição Espedito Seleiro – 80 anos de couro e alma.

O encontro propõe discutir os processos criativos e produtivos de fabricação de artigos em couro a partir do trabalho do Mestre da Cultura Popular Espedito Seleiro e suas possibilidades de diálogo com a moda e o design. O intuito é refletir sobre a posição do mestre na fronteira entre a tradição e a contemporaneidade, ao atualizar seu ofício e fazer criativo.

Para discutir o tema, foram convidados Francisco de Carvalho (Maninho), artesão, filho de Espedito Seleiro; Gilmar de Carvalho, professor aposentado do ICA, escritor e pesquisador da cultura popular cearense; Adriana de Sá, bacharela em Design-Moda pela UFC; e Liana Dodt, jornalista e mestra em Comunicação Social pela UFC, ambas pesquisadoras do ofício de Espedito Seleiro. A mediação será feita pela Profª Araguacy Paixão Filgueiras, do Curso de Design-Moda, que possui experiência na área de educação com ênfase em design, moda, artesanato e vestuário.

Aberta ao público, a roda de conversa ocorrerá no MAUC. O evento faz parte de parceria entre o ICA e o MAUC, que realizará mensalmente programação cultural conjunta para levar a produção acadêmica e artística do ICA para o museu.

Fonte: Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte da UFC – fone: (85) 3366 9222