Aplicativos, wi-fi, videomonitoramento: reitor dá posse a novo diretor da STI e define metas

Imagem: O prof. Edgar Marçal, novo diretor da STI, e o reitor Cândido Albuquerque, tiveram reunião no gabinete do reitor (Foto: Viktor Braga/UFC)O novo diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará, Prof. Edgar Marçal, foi empossado na manhã desta quarta-feira (25) pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, em encontro que definiu as prioridades de um dos órgãos mais estratégicos da Universidade. Marçal é doutor em Ciência da Computação pela UFC e professor do Instituto UFC Virtual (veja currículo).

O reitor afirmou que o objetivo é dar à STI “maior dinamismo e protagonismo na Universidade”, a partir do desenvolvimento de plataformas digitais de gestão, aplicativos com serviços para a comunidade universitária, ampliação do wi-fi institucional e, ainda, um sistema de videomonitoramento para garantir mais segurança ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

“Temos de criar plataformas que ajudem, por exemplo, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) a gerenciar melhor os Restaurantes Universitários, as bolsas concedidas, as residências”, exemplificou o Prof. Cândido, acrescentando que, além da PRAE, também a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) deverá contar com novas tecnologias para gestão de informações neste primeiro momento.

Ampliar a gestão da informação, reduzir processos manuais e intensificar a digitalização das atividades, portanto, é uma das propostas a serem executadas pela STI.

Imagem: Consolidação da rede wi-fi é uma das prioridades da STI (Foto: Jr. Panela/UFC)APPS, WI-FI E VIDEOMONITORAMENTO – De acordo com o Prof. Edgar, uma das marcas de sua gestão na secretaria será o investimento em plataformas móveis. O objetivo é que, já em 2020, sejam lançados aplicativos que melhorem o acesso de estudantes e professores a informações de seus cursos, disciplinas, aulas e serviços da UFC.

“A STI já faz muito, e pode fazer muito mais. Temos uma boa estrutura, um bom ponto de partida. A ideia é estabelecer as prioridades e avançar”, afirmou o Prof. Edgar.

Segundo ele, outra meta importante é a consolidação do wi-fi institucional em toda a Universidade. Hoje, a Internet sem fio e de alta velocidade já está implantada em algumas unidades acadêmicas e administrativas, mas a intenção é que, ainda neste ano e ao longo de 2020, novas unidades recebam o projeto, em ordem de prioridades que será avaliada e definida pelo conselho da STI.

Também está na lista de metas da secretaria o desenvolvimento de um plano de videomonitoramento para o Campus do Pici, a ser construído, como projeto-piloto, em parceria com a Superintendência de Infraestrutura da UFC (UFC-Infra). De acordo com o reitor, o projeto visa melhorar a segurança no campus e otimizar recursos da Universidade. O prazo para o estabelecimento do sistema ainda será avaliado.

PARCERIAS DA UFC – Antes da posse do Prof. Edgar, o reitor recebeu o diretor do Parque Tecnológico da UFC, Francisco Nepomuceno, para discutir a ampliação do diálogo e das parcerias entre a Universidade e instituições estratégicas. “Queremos a aproximação, via Parque Tecnológico, com toda a sociedade, notadamente através do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), do Governo do Estado, da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará) e do Porto do Pecém”, afirmou o Prof. Cândido.

Nesta quinta-feira, o reitor e o Prof. Nepomuceno participam de reunião do conselho do SEBRAE, no qual a UFC tem assento, iniciando as discussões para novas perspectivas de parceria entre as instituições.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331