Empreendedorismo: UFC assume cadeira no Conselho Deliberativo do SEBRAE

Imagem: O reitor teve sua primeira reunião como representante da UFC no Conselho (Foto: Viktor Braga/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, assumiu o assento reservado à UFC no Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Ceará na tarde dessa quinta-feira (26). Na primeira reunião como representante da Universidade, Albuquerque assinou o termo de posse e discorreu sobre inovação e empreendedorismo.

A missão do SEBRAE é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional. O assento reservado à Universidade no conselho manifesta o objetivo atual da UFC de “construir uma aproximação para desenvolver muitos projetos com a participação do SEBRAE”, conforme declarado pelo reitor durante a reunião.

Veja mais imagens da reunião no Flickr da UFC

“Hoje o que distingue uma universidade é sua capacidade de pesquisa, inovação e empreendedorismo, e o SEBRAE faz exatamente esse viés de empreendedorismo. Não há um parceiro melhor do que um representante das classes produtoras”, destacou Albuquerque.

Para o presidente do conselho, Ricardo Cavalcante, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a participação da academia é fundamental, uma vez que ela detém “o conhecimento, a inteligência e o futuro”.

Cavalcante explica que no órgão são tomadas decisões importantes para as 15 entidades que o compõem e que, juntas, contam com aproximadamente 1,5 milhão de empregos no Estado. Por isso, para ele, é importante o aconselhamento da UFC: “Em todas as mudanças, disrupções, que precisaremos fazer, no comércio, nos serviços, no agronegócio ou na indústria, teremos de estar alinhados com a Universidade”.

O CONSELHO – O Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE é um órgão colegiado de direção superior composto por 15 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes. Eles representam setores industriais, comerciais e bancos, dentre os quais estão a FIEC, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), a Federação do Comércio do Estado do Ceará (FECOMERCIO), o Instituto Evaldo Lodi (IEL), a Caixa Econômica Federal, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Banco do Brasil (BB).

Entre outras atribuições, cabe ao Conselho decidir sobre políticas, diretrizes e prioridades de aplicação de recursos e aprovar o direcionamento estratégico e as diretrizes orçamentárias.

No Ceará, a instância estadual segue as prioridades do Conselho Deliberativo Nacional, que são: reduzir a carga tributária e burocrática; ampliar e universalizar o crédito e a capitalização; promover a educação empreendedora e a cooperação; possibilitar o acesso a mercados e à tecnologia; e estimular a inovação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.