Semana da Química comemora aniversário da tabela periódica com palestras e minicursos

Imagem: No último dia do evento, o Prof. Frank Quina, da USP, falou sobre a “Química inspirada por vinho” (Foto: Viktor Braga/UFC)Ela provavelmente já esteve na contracapa de seu caderno do ensino médio, colorida como sempre, mas você talvez não saiba que 2019 é marcado pela celebração dos 150 anos dela: a tabela periódica, criada pelo cientista russo Dmitri Mendeleev, que fez as primeiras tentativas de organização dos elementos químicos que estudamos até hoje.

O século e meio de vida da tabela motivou a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a determinar este como o Ano Internacional da Tabela Periódica. Como parte dessa comemoração, a Universidade Federal do Ceará promoveu, de 23 a 27 de setembro, a X Semana da Química e o III Workshop da Pós-Graduação em Química.

O evento teve na abertura a palestra “Tabela periódica: uma incrível jornada”, ministrada pelo Prof. Luís Brudna, da Universidade Federal do Pampa, e prosseguiu com oficinas, minicursos e conferências durante a semana, em uma realização conjunta dos Departamentos de Química Analítica e Físico-Química e de Química Orgânica e Inorgânica e do Programa de Pós-Graduação em Química (PGQUIM) da UFC.

Segundo o coordenador da PGQUIM, Prof. Luiz Gonzaga de França Lopes, foram 250 inscritos no evento, entre membros da comunidade da UFC e de outras instituições de ensino. “Foi uma semana bastante intensa”, classificou, ressaltando a importância que o evento tem de prestigiar e divulgar a ciência.

“Temos batido muito nessa tecla. Precisamos mostrar para a sociedade a importância da ciência. Tentamos mostrar que o que fazemos aqui dentro pode não atingir algo lá fora a curto prazo, mas pode ser um embrião para chegarmos a um produto, um serviço ou uma tecnologia”, afirmou o professor.

Nesse sentido, a divulgação científica, para ele, é uma forma de falar com a sociedade e prestar contas, em uma linguagem acessível. “Como estamos em uma universidade pública, gerida com recursos públicos, temos de fazer essa prestação de contas na linguagem da própria sociedade”, defende.

SOCIEDADE AMERICANA DE QUÍMICA – O último dia de evento, realizado nesta sexta-feira (27), contou com apresentação do programa ACS on Campus, iniciativa de divulgação e promoção da ciência em universidades do mundo inteiro promovida pela American Chemical Society (ACS), organização de apoio à produção científica no âmbito da química.

Alunos de graduação e pós-graduação puderam, na oportunidade, entender mais sobre o apoio para publicações de pesquisa oferecido pela ACS, além de acompanhar palestra oferecida pelo professor norte-americano Frank Quina, titular da Universidade de São Paulo e editor associado do periódico ACS Omega.

Quina palestrou sobre “Química inspirada por vinho”, abordando pigmentos naturais e como a química pode interferir no processo de estabilização das cores em diversos produtos, inclusive da bebida fermentada e de alimentos em geral.

Imagem: O coordenador da PGQUIM, Prof. Luiz Gonzaga de França Lopes, destacou a participação do público: foram 250 inscritos no evento tanto da UFC como de outras instituições de ensino (Foto: Viktor Braga)Para o pesquisador, o evento é uma oportunidade de aumentar a proximidade do Brasil com outros lugares do mundo. “Esse tipo de evento mostra para o aluno que existem muitas coisas que talvez eles não tenham percebido. É uma chance de ver possibilidades, abrir horizontes e construir colaborações também”, avalia.

PRINT – A Semana da Química também teve, na programação, a visita do Prof. Ralph Sturgeon (National Research Council, Canadá), em uma das missões de colaboração científica no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (CAPES/PRINT). O pesquisador ofereceu o curso Certified Reference Materials.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331