Grupo de apoio à Comissão de Direitos Humanos discute ações de combate ao racismo na UFC

Imagem: O grupo de trabalho vai apoiar a Comissão de Direitos Humanos da UFC no planejamento e ações de prevenção e enfrentamento ao racismo na UFC (Foto: Divulgação)Em sua primeira reunião, o grupo de trabalho formado para apoiar a Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal do Ceará discutiu ações de prevenção e enfrentamento ao racismo na UFC. As atividades foram planejadas com base nas orientações elencadas em ofício-circular, onde constam recomendações da comissão para a Reitoria sobre o tema.

Na ocasião, foram definidas as iniciativas que serão desenvolvidas até o fim deste ano. Estão programados eventos, capacitações e a criação de material com orientações e serviços oferecidos pela UFC para alunos, servidores técnico-administrativos e docentes.

Além disso, uma campanha institucional contra o racismo está prevista para o mês de novembro, a qual contará com eventos, seminários e atividades culturais de valorização da diversidade.

O grupo de trabalho é uma parceria entre a Comissão de Direitos Humanos, professores, representantes de entidades governamentais e de movimentos sociais que trabalham com a temática étnico-racial, seja na Universidade ou na sociedade civil.

A reunião aconteceu no último dia 24, na Faculdade de Direito da UFC. Estiveram presentes, além dos membros da comissão, representantes da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR), o Escritório Frei Tito de Alencar (EFTA), o Movimento Negro Unificado (MNU) e o Instituto Negra do Ceará (INEGRA).