Inscrições abertas para Seminário Nacional sobre ETEs Sustentáveis

Imagem: cartaz do evento com o tema e alogo do seminárioEstão abertas as inscrições para o 2º Seminário Nacional sobre Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: Recuperação de Recursos em ETEs e Produção de Água para Reúso. Organizado pela Universidade Federal do Ceará, através do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, e pela Fundação Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin (Fundação ASTEF), ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), na Av. Barão de Studart, 1980, na Aldeota. O formulário para inscrições está disponível no site do evento.

O objetivo principal do seminário, segundo os organizadores, é propiciar discussões acerca do estado de estações sustentáveis de tratamento de esgoto e recuperação de recursos (água, energia e nutrientes) e apresentar perspectivas para aprimoramento das condições de saneamento ambiental em países em desenvolvimento, além de promover a troca de conhecimento entre academia, sociedade e órgãos governamentais e empresariais.

Além de painéis e discussões, a programação contempla ainda estudos de caso, apresentando projetos e experiências nacionais e internacionais e os principais desafios de gestão no setor de saneamento básico, urbano e rural. Os convidados são pesquisadores do Brasil e do exterior das áreas de saneamento básico, tratamento de esgotos, biogás, aproveitamento de nutrientes e reúso de água, dentre outras.

A estimativa é que cerca de 400 pessoas participem do seminário, entre estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais da área, gestores, políticos, projetistas e representantes de instituições de fomento, companhias de saneamento, indústrias, órgãos públicos e empresas privadas atuantes no setor, ONGs e organismos de cooperação internacional interessados e atuantes na área de sustentabilidade, saneamento básico, resíduos sólidos, uso racional da água, nutrientes e energia.

Mais informações sobre a programação estão no site do evento.

Fonte: Prof. André Bezerra dos Santos, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental – fone: (85) 3366 9490