Agência UFC: pesquisadores desenvolvem sistema de monitoramento de desempenho de atletas

Imagem: foto de grupo de três estudantes com um deles segurando um notebook e um homem ao lado correndoCom modalidades cada vez mais intensas, o esporte em geral tem exigido muito de cada atleta. No futebol, por exemplo, são 90 minutos de movimento ininterrupto, a maior parte desse tempo com corridas de alta velocidade. Monitorar o desempenho dos atletas em uma partida como essa, portanto, torna-se essencial.

Pesquisas do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará têm o objetivo justamente de suprir essa necessidade. Pesquisadores do Laboratório de Biomecânica do IEFES desenvolveram um sistema batizado de Atletec, que pode captar informações de movimento do esportista e traduzi-las para análise em tempo real pelo treinador e comissão técnica do time.

Não são precisos equipamentos de grande porte para que esse trabalho seja feito: basta uma pequena placa de acelerômetro acoplada ao corpo do atleta para detectar fatores como força, aceleração e velocidade à medida que ele se move. Essas informações são, então, enviadas via wi-fi para outra placa (também desenvolvida no IEFES), a qual transfere os dados por USB para o computador.

Veja a matéria completa no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331