Saúde Comunitária promove atividades lúdicas e palestras em alusão ao Dia do Morcego

Imagem: Com atividades lúdicas e palestras educativas, o evento contribui para desconstruir o preconceito em relação aos morcegos (Imagem: Divulgação)De grande relevância ecológica e protegidos por lei, os morcegos estão presentes no Brasil em 178 espécies, com apenas três destas de alimentação baseada em sangue. Por isso, para desmistificar noções do senso comum e conscientizar a população da importância desses animais, o Pró-Parreão I, projeto de extensão do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, promoverá neste sábado (5), atividades de divulgação científica alusivas ao Dia do Morcego, celebrado em todo o mundo em 1º de outubro.

Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado pela segunda vez em Fortaleza. A programação ocorrerá das 8h30min às 11h30min, no Parque Parreão I (Av. Eduardo Girão, s/n, Fátima), com atividades como visita guiada, exposição de espécies de morcegos, pintura facial, desenhos para colorir e oficina de origami.

Além das atividades lúdicas, serão ministradas palestras sobre a importância dos morcegos e a epidemiologia das doenças transmitidas por eles, como raiva e histoplasmose. Serão emitidos certificados de participação para os presentes.

Os integrantes do projeto irão discorrer sobre a importância dos morcegos na natureza e em ambientes urbanos, com objetivo de sensibilizar o público de maneira lúdica, demonstrando os cuidados que devem ser tomados em caso de contato direto com morcegos, e desconstruir o preconceito em relação aos únicos mamíferos voadores.

A programação segue no dia 10 de outubro, das 13h às 14h, quando será ministrada a palestra “Raiva em animais silvestres com enfoque em morcegos” por Naylê Francelino Holanda Duarte, médica-veterinária e doutoranda em Saúde Pública do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) da UFC, na Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE).

Já a palestra “O papel dos morcegos na transmissão da raiva e histoplasmose” ocorrerá em dois momentos: no dia 15 de outubro, das 8h às 9h30min, pelos doutorandos do PPGSP Kellyn Cavalcante, médica-veterinária, e Gustavo Silveira, biólogo; e no dia 17 de outubro, das 8h às 9h30min, por Jarier Oliveira Moreno, médico-veterinário e também doutorando do PPGSP, e Gustavo Silveira Correia, biólogo e doutorando em Saúde Pública na UFC.

Ambas as palestras serão realizadas na sala 401 do Bloco Ronaldo Ribeiro, na Faculdade de Medicina (Rua Papi Junior, 1223, Rodolfo Teófilo).

As atividades contarão com a participação de alunos dos Cursos de Biologia, História, Arquitetura e Urbanismo, Zootecnia e Engenharia Civil, além de alunos do Grupo de Estudos em Doenças Antrozoonóticas (GEDA), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFC. O evento tem o apoio da Prefeitura de Fortaleza.

Fonte: Prof. Carlos Henrique Alencar, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC – fone: (85) 3366 8045