II Encontro de Saúde Mental da MEAC aborda expectativas e realidades da gravidez e puerpério

Imagem: Entre as questões que serão abordadas estão como reagir a um aborto espontâneo, ao diagnóstico de uma malformação do bebê ou à morte do recém-nascido e como cuidar da saúde mental da mãe (Foto: Agência Brasil)A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), promove o II Encontro de Saúde Mental da MEAC nesta sexta-feira (4), das 8h às 17h, no auditório do HEMOCE, no bairro Rodolfo Teófilo.

O evento é alusivo ao Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) e tem como tema “Da gestação ao puerpério: entre o real e o imaginário”. A estimativa é a de reunir 200 profissionais e estudantes das áreas da saúde em palestras, mesas-redondas e exposição de trabalhos científicos.

Entre as questões que serão abordadas estão como reagir a um aborto espontâneo, ao diagnóstico de uma malformação do bebê ou à morte do recém-nascido e como cuidar da saúde mental da mãe que vê sua realidade mudar de uma hora para outra. “A gravidez é uma fase maravilhosa, mas também muito difícil, exigindo adaptações físicas, hormonais, parentais, financeiras; pode se tornar tormentosa e nos cabe ajudar as gestantes, sendo um elo que as fortifique neste novo mundo”, explica a psicóloga Scheylla Riedmiller, que irá proferir a palestra de abertura do encontro.

Igor Emanuel, psiquiatra da MEAC, informa que o objetivo do encontro “é fomentar os conhecimentos em uma área tão específica como a saúde mental da mulher, que como demanda tem crescido exponencialmente e precisa, dessa forma, de profissionais qualificados para essa assistência”.

Ele coordena o Psicomater, programa multidisciplinar de atendimento psicossocial com foco em gestantes e mulheres até um ano após o parto, que conta com psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e enfermeira prestando assistência à saúde mental integral individual e em grupo. No ano passado foram atendidas 377 pacientes no ambulatório com transtornos mentais gerais (14,2% a mais que no ano anterior) e 37 no perfil REMDA (usuárias de substâncias psicoativas), totalizando 414 pacientes atendidas ambulatorialmente.

A programação detalhada do encontro está disponível no site da MEAC.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Maternidade-Escola – fone: (85) 3366 8577