UFC passa a ocupar duas das 16 cadeiras do Conselho Consultivo da Academia Brasileira de Ciências

Imagem: Professores Antonio Gomes e Luiz Drude são os novos conselheiros da ABC (Foto: Viktor Braga/UFC e ABC)Os professores da Universidade Federal do Ceará Antonio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física, e Luiz Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), foram escolhidos para integrar o conselho consultivo da Academia Brasileira de Ciências (ABC) no período 2019-2022.

Com a escolha, a UFC passa a ocupar duas das 16 cadeiras do colegiado, que tem como uma de suas atribuições aconselhar a diretoria da ABC em assuntos pertinentes às necessidades científicas do País e da comunidade nacional de pesquisadores.

O conselho consultivo é composto por representantes de 10 áreas do conhecimento e um representante de seis regionais (Norte; Nordeste e Espírito Santo; Minas Gerais e Centro-Oeste; Rio de Janeiro; São Paulo; Sul). O Prof. Antonio Gomes integra o conselho como representante da área de Ciências Físicas e o Prof. Luiz Drude como representante da regional Nordeste e Espírito Santo.

MEMBROS DA ABC – Além de participação no conselho consultivo, a UFC tem oito professores ocupando cadeiras titulares na Academia: Antonio Gomes (Física), Benildo Sousa Cavada (Bioquímica e Biologia Molecular), Edilberto Rocha Silveira (Química Orgânica e Inorgânica), João Lucas Marques Barbosa (Matemática), José Soares de Andrade Júnior (Física), Luiz Drude de Lacerda (LABOMAR), Manassés Claudino Fonteles (Fisiologia e Farmacologia) e Manoel Odorico de Moraes Filho (Fisiologia e Farmacologia).

A Universidade possui ainda 19 membros afiliados, pesquisadores de excelência com menos de 40 anos de idade que integram o quadro da ABC por um período de cinco anos.

Fundada em 1916, a Academia Brasileira de Ciências é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do País, a interação entre os cientistas brasileiros e o intercâmbio com pesquisadores de outras nações.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331