Colégio de Estudos Avançados da UFC realiza painel sobre “Modernização e novos conflitos urbanos”

Imagem: Os Painéis Interdisciplinares do Colégio de Estudos Avançados promovem reflexões sobre temas contemporâneos e complexos (Imagem: Divulgação)O Colégio de Estudos Avançados da Universidade Federal do Ceará realizará a 15ª edição do Painel Interdisciplinar na próxima quinta-feira (10), das 16h às 18h, no Auditório Antônio Martins Filho, na Reitoria da UFC (Avenida da Universidade, 2853, Benfica).

O tema da vez será “Modernização e novos conflitos urbanos”, a ser apresentado em mesa composta pelo Prof. Roberto Briceño-León, da Universidade Central da Venezuela, docente visitante estrangeiro na UFC; e pelo Prof. Wellington Aguiar, docente de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Estácio do Ceará. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico.

Os organizadores informam que o Prof. Roberto Briceño-León apresentará a modernidade como “processo histórico e como representação social que significou uma importante esperança de bem-estar para a população e a construção de uma nova sociedade. Ponderará sobre o confronto originado pelo surgimento de novos conflitos urbanos presentes no Sul global (América Latina, Sudeste Asiático e África), que representam um desafio para a modernidade”.

Já o Prof. Wellington Aguiar fará uma “reflexão sobre a importância da inteligência artificial como instrumento de geração de conhecimento estratégico para a gestão da saúde e segurança pública; refletirá sobre a transformação digital como aspecto social irreversível, tendo em vista que, por isso, todas as organizações precisam se adaptar rapidamente a essas mudanças; defenderá que é possível criar soluções rápidas e de baixo custo para ajudar a resolver problemas graves da nossa sociedade e apresentará pesquisas concluídas e em andamento”.

Imagem: Prof. Roberto Briceño-León é professor de Sociologia na Universidade Central da Venezuela e docente visitante da UFC (Foto: Divulgação)PALESTRANTES – Roberto Briceño-León é professor de Sociologia na Universidade Central da Venezuela e fundador do Laboratório de Ciências Sociais (LACSO) e do Observatório Venezuelano de Violência (OVV). Publicou mais de 200 artigos científicos e 26 livros, dentre os quais: Applying health social sciences: best practice in the developing world (London: Zed Books, 2001), Los nuevos rostros de la violencia (Barcelona: Editorial Alfa, 2019) e La modernidad mestiza (Barcelona: Alfa, 2018).

O Prof. Wellington Aguiar pesquisa temas como inteligência artificial e big data aplicadas à educação, saúde pública e segurança pública (Foto: Divulgação)Wellington Aguiar é graduado em Processamento de dados (UFC), com MBA em Gerenciamento de projetos (Estácio – Ceará), mestre em Administração estratégica (Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro) e doutor em Saúde pública (UFC), com tese defendida recentemente, intitulada “Desenvolvimento de modelos preditivos de mortalidade infantil com base em inteligência artificial no Estado do Ceará”.

É gerente de tecnologia da informação do grupo ODONTOPREV e pesquisador nas áreas de inteligência artificial e big data aplicadas à educação, saúde pública e segurança pública, além de coordenador do Grupo de Pesquisa em IA e Big Data da Estácio – Ceará.

SOBRE O CEA – Desde junho de 2017, o CEA da UFC vem realizando os Painéis Interdisciplinares para promover a interdisciplinaridade na reflexão sobre temas contemporâneos e complexos. Outras informações podem ser obtidas no site do CEA e em suas páginas no Facebook (@cea.ufc) e Instagram (@ceaufc).

Fonte: Colégio de Estudos Avançados da UFC – fone: (85) 3366 9218