Seleção para Residência Multiprofissional na UFC e na ESP recebe inscrições de 7 a 20 de outubro

Imagem: Pessoas vestidas com jaleco branco tendo aula em uma sala fechada (Foto: Ribamar Neto/UFC)As Comissões de Residência Multiprofissional e Uniprofissional (COREMU) do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH (Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand) e da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP) inscrevem, de 7 a 20 de outubro, pela Internet, candidatos à seleção de 368 residentes multiprofissionais e uniprofissionais da saúde. Esta é a primeira vez que a UFC e a ESP realizam processo seletivo unificado para seus programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional.

São ofertadas vagas para cursos de pós-graduação lato sensu, na modalidade Residência, destinadas a profissionais da saúde (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional). Para solicitar isenção da taxa de inscrição, o candidato deve comparecer, pessoalmente, hoje (3) ou amanhã (4), à secretaria da Residência Multiprofissional e Uniprofissional da UFC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, ilhas dos ambulatórios, Rodolfo Teófilo), no Campus do Porangabuçu. As vagas estão distribuídas da seguinte forma:

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA – 307 vagas
1. Componente comunitário: Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, 24 vagas; Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, 53 vagas; Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, 119 vagas.
2. Componente hospitalar: Residência Multiprofissional em Cancerologia (Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO/Hospital Geral de Fortaleza – HGF), 18 vagas; Residência Multiprofissional em Cuidado Cardiopulmonar (Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes – HM), 18 vagas; Residência Multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade (HGF), 12 vagas; Residência Multiprofissional em Obstetrícia e Neonatologia (Hospital Geral Dr. César Cals – HGCC), 8 vagas; Residência Multiprofissional em Infectologia (Hospital São José de Doenças Infecciosas – HSJ), 15 vagas; Residência Multiprofissional em Pediatria (Hospital Infantil Albert Sabin – HIAS), 18 vagas; Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência (Instituto Doutor José Frota – IJF), 16 vagas; Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica e Neonatologia (HGCC), 6 vagas.

COMPLEXO HOSPITALAR UFC/EBSERH (HUWC e MEAC) – 61 vagas
1. Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde: área de concentração Terapia Intensiva (HUWC), 8 vagas; área de concentração Transplante (HUWC), 13 vagas; área de concentração Diabetes (HUWC), 10 vagas; área de concentração Onco-hematologia (HUWC), 5 vagas; área de concentração Saúde Mental (HUWC), 5 vagas; área de concentração Saúde da Mulher e da Criança (MEAC), 12 vagas.
2. Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica (MEAC), 6 vagas.
3. Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (HUWC), 2 vagas.

A coordenadora da seleção, Profª Andréa Nóbrega, comenta que a unificação do processo seletivo beneficia os candidatos, pois integra a gestão dos programas de residência no interesse de qualificar e especializar mais profissionais de saúde em diferentes áreas. “Uma das vantagens é que evita o choque de datas nas provas, já que o calendário é único. Isso permite que mais profissionais de saúde se inscrevam, democratizando o acesso”, explica.

SOBRE A EBSERH – O Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da rede hospitalar EBSERH desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a EBSERH foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A rede hospitalar EBSERH não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Para mais informações, acesse o site do Apoio às Residências em Saúde (ARES); o Manual do Participante 2020; e o formulário de solicitação de isenção.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da MEAC – Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – fone: (85) 3366 8577 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.