II Seminário de Integração de Tecnologia Assistiva ocorre sábado (5), na Casa de José de Alencar

Imagem: Homem segurando protótipo de uma prótese de parte de uma perna (Foto: Ribamar Neto/UFC)Será realizado no próximo sábado (5) o II Seminário de Integração de Tecnologia Assistiva, com o intuito de reunir e articular diversos projetos existentes na Universidade Federal do Ceará relacionados a essa temática. O encontro ocorre das 9h às 16h, na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, Messejana), equipamento cultural da UFC.

Trata-se da continuidade do trabalho iniciado no primeiro seminário, realizado em abril, no qual houve a apresentação inicial dos projetos. A iniciativa é do Grupo de Tecnologias Assistivas (GTA), formalizado em julho deste ano por meio das portarias nº 100 e n° 101.

Durante o evento, serão empossados os membros do GTA, sob coordenação do Prof. Prof. Roberto Cesar Vieira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design. Haverá espaço para exposição de projetos com o objetivo de aprofundar o conhecimento acerca das iniciativas e proporcionar a integração entre elas, divididas inicialmente em cinco subáreas: arte, computação, educação, engenharia e saúde.

SAIBA MAISDocumento do Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) da Presidência da República, define tecnologia assistiva como "uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social".

Fonte: Prof. Roberto Cesar Vieira, coordenador do Grupo de Tecnologias Assistivas e docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC – fone: (85) 3366 7490 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.