Corredor traz pop, rock e performance para a praça

Imagem: A Banda Sinfônica da UFC vai abrir a programação de shows na Praça da Gentilândia (Foto: Divulgação)Em 2019, os aguardados shows musicais vespertinos e noturnos do Corredor Cultural mudarão de lugar: sairão da concha acústica da Reitoria para a Praça João Gentil, conhecida como Praça da Gentilândia. Localizada a dois quarteirões da Avenida da Universidade e palco do carnaval oficial de Fortaleza no bairro, a praça receberá os shows a partir das 16h.

Quem abre a programação é a Banda Sinfônica da UFC, projeto de extensão do Curso de Música da Universidade. Com cerca de 40 integrantes na formação e sob regência do Prof. Leandro Serafim, a proposta do grupo é contar um pouco da história do pop e do rock, repertório que entusiasmou bastante os estudantes envolvidos. A banda traz para o Corredor o concerto inédito Pop Rock in Concert, com repertório que passeia por grandes nomes do pop (como Michael Jackson, A-Ha, Adele, Amy Winehouse e Coldplay) e clássicos do rock (como Elvis Presley, Queen e AC/DC).

Quem sucede a Banda Sinfônica da UFC no palco da Gentilândia, às 17h, é o grupo Musif, projeto de extensão do IFCE. Formada por alunos e ex-alunos dos cursos da instituição, a banda possui formação e repertório dedicados à música popular e proporciona aos integrantes uma experiência musical com múltiplos ritmos. O show conta com direção musical e coordenação do Prof. Elder Alves.

Imagem: O cantor Getúlio Abelha faz sucesso nas redes sociais com sua performática proposta humorística e cênico-musical (Foto: Hannah Carvalho) Às 18h, é a vez do performático cantor Getúlio Abelha. Sucesso nas redes sociais por sua proposta humorística e cênico-musical, o artista lançou no ano passado o videoclipe “Laricado”, que foi gravado no Mercado São Sebastião e já soma quase 200 mil visualizações no YouTube. A repercussão rendeu o convite para apresentações em importantes festivais de música, como Maloca Dragão, Rec-Beat (PE) e SIM (São Paulo).

Ator, realizador audiovisual, compositor e cantor, Getúlio apresenta no Corredor Cultural o show Corta fogo, cuja proposta mistura referências do pop, do punk e do forró eletrônico, apresentadas por ele, sua banda e seus dançarinos em uma narrativa cênica e dançante.

Dando um intervalo nas atrações autorais, o público poderá matar a saudade dos clássicos do pop rock nacional dos anos 1980, com o bloco Geração Coca-Cola. O grupo propõe, a partir das 19h, uma viagem pelo que considera a época de ouro do rock brasileiro. Bebendo da fonte de artistas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Titãs, Rita Lee, Barão Vermelho e Cazuza, a banda traz verdadeiros hinos da época em versões dançantes e carnavalescas.

A homenagem ao rock 80 “brazuca” por meio dos saudosos sucessos é capitaneada pelo produtor Cláudio Mendes e pelos músicos Gabriel Aragão (Selvagens à Procura de Lei), Paulo Sérgio Porto (Zero85), Victor Calíope (Projeto Rivera), Luh Lívia (Mafalda Morfina) e Camila Marieta.

Imagem: Fernando Catatau fará um show-retrospectiva reunindo elementos de toda a sua trajetória musical tanto na banda Cidadão Instigado como no seu trabalho solo (Foto: Tânia Meinerz)Às 20h, a última atração é uma das vozes mais singulares do rock cearense. O guitarrista Fernando Catatau apresenta, no Corredor Cultural, um show-retrospectiva que reúne elementos de toda a sua trajetória musical. O repertório começa com a discografia da banda da qual é frontman, Cidadão Instigado, que possui público fiel na cena musical fortalezense e brasileira e conquistou com seus álbuns títulos como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Multishow.

Além do percurso pela obra do Cidadão, o músico tocará faixas de seu trabalho solo (Fernando Catatau e o Instrumental) e de trilhas sonoras para cinema e vídeo já compostas e lançadas por ele. A promessa, adianta, é fechar a primeira edição do CCB 2019 com uma experiência única de som não usual, com seu timbre de voz que remete aos cantadores de música de raiz brasileira e composições complexas, psicodélicas, com uma temática muito pessoal nas letras.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística, com agradecimento à Enel; apoio da Universidade Federal do Ceará, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da Rede Cuca e do Governo do Estado do Ceará; e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

Fonte: Produção do Corredor Cultural Benfica – fone: (85) 3276 2525 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.