Procurar no portal

Superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH toma posse pregando maior diálogo com faculdades

Imagem: O novo superintendente do Complexo Hospitalar falando no microfone (Foto: Viktor Braga/UFC)O Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, do Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Ceará, foi empossado na última sexta-feira (4) como novo superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH ‒ composto pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC). A cerimônia ocorreu no Auditório Paulo Marcelo, da Faculdade de Medicina. Carlos Augusto substitui o Prof. Luciano Bezerra Moreira na gestão.

O novo superintendente afirmou que o primeiro dos objetivos para esta nova fase será “incrementar a relação dessa Superintendência dos hospitais universitários com as nossas faculdades”. Segundo Carlos Augusto, o distanciamento entre os hospitais e as unidades acadêmicas pode ser resultado de certo receio que parte da comunidade acadêmica tinha em relação à chegada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Veja todas as fotos da cerimônia no Flickr da UFC

“Eu, no entanto, que já estava na gestão, compreendi perfeitamente que a EBSERH era nossa tábua de salvação. Hoje, acredito que a quase totalidade de nossos docentes concordam que nossos hospitais melhoraram muito nesses últimos anos. Apesar disso, continuamos distantes. (...) Assim, decidi que minha primeira atitude precisava ser de aproximação com nossas faculdades”, disse Carlos Augusto.

Imagem: O secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Rodrigues, o presidente da EBSERH, Oswaldo de Jesuas Ferreira, o novo superintendente do Complexo Hospitalar, Prof. Carlos Augusto de Alencar Júnior, o reitor, Prof. Cândido Albuquerque, e o agora ex-superintendente do Complexo Hospitalar, Prof. Luciano Moreira (Foto: Viktor Braga/UFC)Logo em seguida, ele anunciou sua primeira medida administrativa: a transferência da Superintendência, “que estará fisicamente estabelecida fora dos hospitais, de preferência em um dos prédios de nossas faculdades aqui do Campus [do Porangabuçu]”. Como outro objetivo, o superintendente anunciou que pretende aumentar a integração entre o HUWC e a MEAC, promovendo o entendimento de que essas unidades são como “dois irmãos, que até podem ter discordâncias, mas que se amam e que são capazes de tudo fazer para, como irmãos, se protegerem e crescerem”.

NOVOS GERENTES ‒ Durante a cerimônia, Carlos Augusto anunciou os novos gerentes do Complexo Hospitalar. São eles: Arnaldo Peixoto (gerente de Atenção à Saúde do HUWC); Edson Lucena (gerente de Atenção à Saúde da MEAC); Eugenie Néri (gerente Administrativa do Complexo) e Renan Montenegro (gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo).

Veja a matéria da UFCTV com a cobertura da cerimônia

AGRADECIMENTO E EMOÇÃO ‒ Despedindo-se do cargo, o Prof. Luciano Moreira lembrou das dificuldades enfrentadas ao longo dos últimos anos, especialmente na transição entre o antigo modelo de gestão e o advento da EBSERH. Segundo ele, o novo modelo trouxe a reposição da força de trabalho e a modernização da gestão dos hospitais universitários, oferecendo as condições para os bons resultados apresentados nos últimos anos.

“Em resumo, posso dizer que nossos hospitais, tanto o HUWC como a MEAC, se encontram em condição bastante razoável de funcionamento. E era mesmo hora de que uma nova gestão, um novo grupo, mais jovem e empreendedor, chegasse para, em mais três ou quatro anos, levar nossos hospitais para a condição de liderança em várias áreas da medicina”, pontuou Luciano, que se disse “feliz, realizado e emocionado”. Ele recebeu três placas de agradecimento, sendo uma do Complexo Hospitalar, outra da Administração Superior da UFC e a terceira em nome da EBSERH.

APOIAR E PROTEGER ‒ O presidente da EBSERH, Oswaldo de Jesus Ferreira, parabenizou a todos do Complexo Hospitalar da UFC pelos serviços prestados no sentido de “fazer o bem” e “salvar vidas”. Ao explanar sobre a função da EBSERH, ele afirmou que o papel da empresa pode ser resumido nos verbos “apoiar” e “proteger”, salientando que é importante deixar claro quais são as atribuições do órgão e, ao mesmo tempo, ressaltando o protagonismo das universidades.

“Essas unidades hospitalares pertencem e são das universidades. A EBSERH tem que ser bem entendida em sua função coadjuvante. Não somos protagonistas. A EBSERH existe para ajudar, apoiar. (...) É a posição que nos compete. Os grandes protagonistas são aqueles que estão nos hospitais”, disse o presidente, afirmando ainda que cabe à EBSERH apoiar o ensino e a assistência à saúde, “sem esquecer que somos [vinculados ao] Ministério da Educação”.

Imagem: O Prof. Luciano recebeu três placas de agradecimento, sendo uma do Complexo Hospitalar, outra da Administração Superior da UFC e a terceira em nome da EBSERH (Foto: Viktor Braga/UFC)CONVICÇÃO DO ÊXITO ‒ O reitor Cândido Albuquerque, ao lado do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, disse ter certeza de que os desafios a serem enfrentados pela nova gestão do Complexo são grandes. Porém, revelou ter também a convicção de que as dificuldades serão superadas. Tal convicção, segundo ele, reside na compreensão de que “a parceria com a EBSERH foi um passo correto que se deu no Brasil para resolver o problema dos nossos hospitais universitários”. Além disso, acrescentou, a excelência dos corpos docente, técnico e discente da Universidade fomenta o ambiente propício para a superação de qualquer obstáculo.

Cândido Albuquerque reforçou ainda a necessidade de integração entre o Complexo Hospitalar e as unidades acadêmicas. “Precisamos estabelecer um diálogo que permita fluir a informação entre a faculdade e o Complexo Hospitalar. Trabalhar essa capacidade de comunicação é fundamental para o sucesso da nossa atividade de assistência e, principalmente, da nossa atividade pedagógica”.

Presente ao evento, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Rodrigues (professor da UFC cedido ao Governo do Estado), disse que a expectativa é a partir de agora aprofundar a relação entre a pasta que comanda e o Complexo Hospitalar da UFC, aproximação que já vem sendo efetivada nos últimos anos.

“Já vínhamos construindo uma parceria dentro da Secretaria da Saúde, entendendo o papel dos hospitais universitários, que estão entre os mais importantes do Estado, na graduação, na pós-graduação e no treinamento dos profissionais. A Secretaria hoje entende que reconhecer o papel dos hospitais universitários é fundamental”, disse o secretário, acrescentando que já há alguns projetos conjuntos entre a Secretaria e o Complexo, como o término das obras das UTIs do HUWC e da MEAC, a ser concretizado nos próximos meses.

CURRÍCULO ‒ O novo superintendente Carlos Augusto Alencar Júnior tem graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1982); mestrado (1991) e doutorado (1994) em Medicina (Obstetrícia) pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). É ainda especialista em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês (2015). Professor do Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFC, foi diretor Assistencial (2011) e gerente de Atenção à Saúde da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (desde 2013). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em gestação de alto risco, e medicina fetal. Veja o currículo completo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300