Agência UFC: pesquisa internacional busca identificar e prevenir vazamentos de água

Imagem: foto de uma tela de computador com um mapa que mostra vazamentos em Fortaleza e um dedo apontando para a telaO Ceará atravessa um dos períodos de seca mais severos das últimas décadas, e evitar vazamentos de água pode significar o impedimento de um colapso hídrico. Só em Fortaleza, estima-se que a perda global de água chega a 45%, dos quais 25% são vazamentos. Na Universidade Federal do Ceará, um projeto de cooperação internacional com a China e a África do Sul busca atacar o problema dos vazamentos em sistemas de distribuição de água.

A ação, intitulada Detecção de Vazamentos e Interação Tubo-Solo em Sistemas de Distribuição de Água, foi selecionada em 2016 para financiamento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em chamada para pesquisas entre países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Trata-se da única proposta do País selecionada fora do eixo Sul-Sudeste e a única no âmbito internacional sobre o tema de águas.

Leia os detalhes sobre a pesquisa no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331