Pesquisa nacional sobre violência contra a mulher será apresentada pela UFC em seminário na USP

Imagem: foto do prof. José Raimundo CarvalhoDados e resultados da Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDFMulher), coordenada pelo Prof. José Raimundo Carvalho, da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Instituto Maria da Penha (IMP), serão apresentados no seminário acadêmico da Semana EconomistAs da Universidade de São Paulo (USP), de 22 a 24 de outubro.

José Raimundo Carvalho, que é docente do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFC (CAEN), será o palestrante do seminário, que envolverá economistas, sociólogos, estatísticos, profissionais de saúde pública, gestores e alunos de pós-graduação. A abertura também deverá contar com a participação de Maria da Penha Fernandes, cearense que é ícone da luta contra a violência dirigida à mulher e inspirou a aprovação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

A PCSVDFMulher é uma pesquisa em andamento que tem construído uma coletânea de dados inéditos e subsidiado estudos interdisciplinares sobre violência doméstica e de gênero, alocação dos recursos intradomiciliares, saúde da mulher e da criança e desenvolvimento infantil.

A partir dos dados já apresentados pela PCSVDFMulher, verificou-se que a violência contra a mulher gera um prejuízo de pelo menos R$ 975 milhões por ano nas contas do País. Imagem: arte de divulgação do evento com foto de Maria da Penha

Inicialmente focado no Nordeste, o estudo teve início em 2016, com a coleta de entrevistas com 10 mil mulheres em todas as nove capitais da região; em 2017, foi realizada a “segunda onda” do projeto, quando essas mesmas mulheres foram novamente entrevistadas. Durante a Semana EconomistAs, será lançada a “terceira onda”, com a inclusão de mais quatro cidades na pesquisa: São Paulo, Porto Alegre, Goiânia e Belém, que nesta fase integrarão o estudo ao lado de Fortaleza, Salvador e Recife.

A Semana EconomistAs da USP discutirá, além da pesquisa, a diversidade de gênero na área de economia, a inclusão de mulheres economistas no mercado, entre outros temas. A programação pode ser vista no site do grupo EconomistAs.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFC ‒ fone: (85) 3366 7751