Laboratório dos Cursos de Dança promove atividades na XII Bienal Internacional de Dança do Ceará

Imagem: foto do o coreógrafo norte-americano Merce Cunningham dançandoO Midiadança ‒ Laboratório de Dança e Multimídia da Universidade Federal do Ceará estará presente na XII Bienal Internacional de Dança do Ceará, evento que ocorrerá de 16 a 27 de outubro. Na ocasião, o laboratório produzirá o Projeto Dança em Foco ‒ Festival Internacional de Vídeo & Dança, com palestras e mostras audiovisuais.

A atividade, realizada em parceria com a Rede Ibero-Americana de Videodança (REDIV) e com a fundação Merce Cunningham Trust (Estados Unidos), homenageará dois artistas da dança contemporânea do século XX: o coreógrafo norte-americano Merce Cunningham e a bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch.

A programação contemplará mostras com exibições de obras produzidas por Cunningham, além de registros e documentários sobre Pina Bausch. Também estão previstas apresentações de videodanças selecionadas para as edições 2018 e 2019 do Festival Internacional Dança em Foco. A mostra ficará em cartaz de 18 a 27 de outubro, das 13h às 21h, no Porto Dragão (Rua Boris, 90, Praia de Iracema).

Haverá, também, nos dias 25 e 26 de outubro, palestras sobre os dois artistas. As conferências serão às 18h, no Porto Dragão. No dia 25, a coreógrafa Lilian Graça trará a palestra “A dimensão estética das obras videodançadas de Merce Cunningham”. A apresentação abordará a dimensão estética explorada por Cunningham em seus trabalhos em videodança, apresentando as tensões e as potencialidades abarcadas no encontro entre a dança e o audiovisual. Lilian Graça é dançarina e doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pesquisa na área de videodança.

No dia 26, por sua vez, a professora da UFBA Daniela Guimarães apresentará “Um olhar em residência: sobre Wuppertal Pina Bausch em tempo presente”, que discutirá o resultado da experiência de uma visita feita ao Tanztheater Wuppertal Pina Bausch. Busca-se abordar as diversas possibilidades do olhar, debatendo a prática usada pela coreógrafa da metodologia de criação por perguntas. Daniela Guimarães é dançarina, improvisadora, cineasta, pesquisadora e professora de graduação e do mestrado da UFBA.

MIDIADANÇA ‒ Vinculado aos Cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte (ICA) com o apoio da Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da UFC, o Laboratório de Dança e Multimídia tem o objetivo de construir uma identidade na linguagem híbrida formada por dança, vídeo e cinema. O grupo desenvolve produções de videodanças, documentários sobre dança, instalações videográficas, oficinas e eventos com o objetivo de refletir sobre o fazer artístico nos meios transmidiáticos.

Fonte: Prof. Leonel Brum, coordenador dos Cursos de Dança da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.