Procurar no portal

Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH receberá R$ 2,8 milhões para compra de equipamentos

Imagem:   O processo licitatório para aquisição dos equipamentos e softwares já foi iniciado, com compra prevista até o mês de novembro (Foto: Divulgação HUWC/EBSERH)O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), receberá, até dezembro de 2019, quase R$ 2,8 milhões para investimento em estrutura física e tecnológica. O anúncio é do presidente da Rede EBSERH, Oswaldo Ferreira.

O recurso investido no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) será usado na aquisição de 146 equipamentos médico-hospitalares e de tecnologia da informação, bem como de softwares. De acordo com Pedro Theophilo Ramos Neto, gerente administrativo do Complexo Hospitalar, o processo licitatório desses equipamentos e softwares já foi iniciado, com compra prevista até o mês de novembro.

A liberação da verba será por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais – gerido pela EBSERH com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) – e tem como resultados esperados o aprimoramento das atividades hospitalares, o atendimento às necessidades do ensino de graduação e pós-graduação nas áreas da saúde, a melhoria dos processos de gestão e o seguimento dos processos de recuperação e modernização do parque tecnológico dos HUs.

Para a consolidação desse planejamento, foi implementado um plano de investimentos que priorizou as ações propostas de acordo com critérios técnicos. A iniciativa contou, ainda, com um contrato de objetivos – assinado pelo presidente da EBSERH e pelos superintendentes dos hospitais – que estabelece a responsabilidade dos envolvidos.

Para Oswaldo Ferreira, o contrato é uma metodologia de trabalho que se reflete em uma expectativa real de crédito. “O que está registrado será cumprido, tanto por parte da sede quanto por parte dos hospitais. A próxima etapa é assinarmos um contrato com previsão de ações para 2020, o que será feito no mês de novembro. Isso significa atuar com antecipação e nos permitirá cumprir as diversas tarefas planejadas antecipadamente, priorizando o que deve ser realizado. O gestor tem de ter essa antecipação”, explicou Ferreira.

Na avaliação do Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, o contrato oferece ainda mais assertividade e organização aos processos de gestão. “Sabemos o que, como e quanto podemos investir de forma planejada e padronizada em todo o Brasil, com supervisão direta da EBSERH. Assim, otimizamos tempo e recursos humanos e financeiros. Todos ganhamos”, disse.

SOBRE A EBSERH – O Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand fazem parte da Rede Hospitalar EBSERH desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar EBSERH não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – fone: (85) 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300