Com estreia de série musical, Universitária FM celebra 38 anos com programação especial hoje (15)

Imagem: A Rádio Universitária FM fica na Avenida da Universidade, ao lado do MAUC (Foto: Jr. Panela/UFC)A Rádio Universitária FM, emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e da Universidade Federal do Ceará, completa 38 anos no ar no dia 15 de outubro. Fundada em 1981, a missão da emissora pública e educativa é divulgar ciência, cultura e informação à comunidade universitária. Para celebrar a trajetória, a equipe da Rádio Universitária FM preparou uma programação especial de aniversário para os ouvintes.

Na terça-feira (15), às 9h, o programa Era uma Vez: a Arte de Contar Histórias na Universitária FM traz a cordelista, poetisa, escritora e professora Djanira Feitosa. Além de abordar suas produções, Djanira conta três histórias presentes em seu livro, intitulado Minhas histórias de Trancoso.

Às 11h30min, o programa Rádio Debate apresenta um panorama histórico da emissora a partir de um bate-papo com funcionários e ex-funcionários dos últimos 38 anos. Em seguida, às 12h30min, estreia Terra do Som, série sobre a música cearense. Com oito episódios, a série terá a participação de artistas com longa trajetória no Estado e com experiências musicais no Brasil e no mundo. O primeiro programa traz entrevista e apresentação musical com o cantor, compositor e produtor Fernando Catatau.

Leia mais: Rádio Universitária FM estreia, terça-feira (15), nova série sobre música cearense: Terra do Som

A programação comemorativa segue, às 13h, com o programa Pausa Musical Especial, trazendo uma seleção musical composta exclusivamente por artistas cearenses de todas as gerações que passaram pela emissora. Às 20h, o programa Brasil Novos Sons, em formato de ensaio musical, apresenta o disco de estreia do cantor pernambucano Almério, intitulado Desempena. Almério conquistou o prêmio Revelação da 29ª edição do Prêmio Música Brasileira.

Encerrando as comemorações, às 22h, o programa Música Erudita traz uma seleção de compositores cearenses. No repertório estão obras de Alberto Nepomuceno, Branca Bilhar, Paurillo Barroso e Liduíno Pitombeira. Além disso, essa edição especial trará uma entrevista com o pianista Aloysio de Alencar Pinto, realizada em 1987, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), por ocasião de seus 70 anos de atividades na música.

Fonte: Caio Mota, coordenador de programação da Universitária FM – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.