Prof. Charles Casimiro, do DETI, é nomeado para conselho de sociedade do IEEE

Imagem: Prof. Charles Casimiro Cavalcante é docente do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC (foto: Ribamar Neto/UFC)O Prof. Charles Casimiro Cavalcante, do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da Universidade Federal do Ceará, foi eleito para servir no conselho diretivo da Signal Processing Society (SPS) do Institute of Eletrical and Eletronics Engineers (IEEE). A SPS é a quarta maior sociedade do Institute e conta com cerca de 19 mil membros, dentre os 400 mil membros do IEEE oriundos de 100 países. A sede mundial do instituto se localiza em Nova Jérsei (EUA).

O docente assumirá o cargo de regional director-at-arge das regiões 7 e 9, que correspondem aos países da América Latina e ao Canadá. O mandato dura de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2021. Dentre as atribuições do cargo, estão promover conexões técnicas, organizar eventos na regiões, fomentar a área de processamento de sinais, articular os capítulos locais e representar as regiões nos comitês da entidade.

Conforme explica o Prof. Charles Casimiro, a área de processamento de sinais estuda todas as etapas de geração, transformação, extração e interpretação das informações em dispositivos interativos, como tablets, smartphones e relógios inteligentes. O pesquisador ressalta ainda que, por conta do atual estágio tecnológico da sociedade, essa área possibilita múltiplas aplicações em campos como medicina, telecomunicações, finanças, geofísica e ciências sociais.

“A participação no conselho deve sim impactar a pesquisa e internacionalização da UFC, uma vez que estaremos participando do maior fórum da área, contribuindo para a definição de políticas e divulgação das atividades de pesquisa em todo o mundo, em particular aquelas da América Latina e Canadá, que constituem as regiões que irei representar”, afirmou.

Fonte: Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC ‒ fone: (85) 3366 9467