Complexo Hospitalar da UFC sediará I Encontro de Regulação em Saúde da Rede EBSERH

Imagem: Logomarca do evento, que consiste em um globo com vários pontos interligados (Quem procura o SUS quando precisa de atendimento médico pode não imaginar a logística que há por trás para gerenciar os leitos, evitando superlotação e integrando governos municipais, estaduais e federal para melhorar a assistência prestada. Esse é o trabalho de regulação em saúde, foco do evento nacional que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) realizará nos dias 17 e 18 de outubro de 2019, no auditório do HEMOCE (Rua Capitão Francisco Pedro, s/n, Rodolfo Teófilo, Fortaleza), com o objetivo de qualificar gestores de saúde pública.

Estão sendo esperados representantes de 33 hospitais universitários federais da EBSERH e da sede (Brasília), além de participantes do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Secretaria da Saúde do Estado (SESA) e Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS). A expectativa é reunir 200 gestores em palestras, mesas-redondas e debates sob o tema “Compartilhando perspectivas e desafios da regulação em saúde no SUS”, conduzidos por grandes nomes nacionais em regulação. Veja a programação do evento.

“Gerir bem um leito é garantir que mais pessoas tenham acesso à saúde. Para isso, é preciso saber diminuir o tempo de internamento, ter uma boa gestão de contratos e documental e monitorar os indicadores certos”, explica Carlos Augusto Alencar Júnior, superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH. O evento pretende, portanto, discutir contratualização dos Hospitais SUS, gestão do fluxo de pacientes, gestão da fila cirúrgica, gestão de leitos, gestão da documentação clínica, ferramentas da qualidade e liderança, dentre outros assuntos.

O chefe do Serviço de Regulação Assistencial da Rede EBSERH, Fábio Campelo, diz que o conteúdo foi definido pelos próprios hospitais, via enquete. “Todos os temas vão gerar algum desdobramento propositivo. Entre eles, acho que dois têm uma capacidade natural de discussão maior: o painel de contratualização e o painel de gestão de documentação clínica”, enumerou Campelo. A programação, inclui mesas-redondas, palestras e apresentações de trabalhos científicos, relatando as experiências exitosas dos hospitais universitários e debatendo as principais questões relacionadas à prática da regulação.

O direito de todos os cidadãos ao acesso universal, integral e equânime à saúde é constitucional. É o relacionamento entre os gestores públicos e os serviços de saúde que determina como se dará o acesso. Essas ações são parte da regulação assistencial, que gerencia a intermediação da demanda dos usuários e da oferta dos serviços de saúde.

“É um dos maiores desafios da gestão da saúde pública, visto que a procura por hospitais tem se intensificado. O aperfeiçoamento de profissionais qualificados faz-se cada vez mais necessário para o melhor aproveitamento da estrutura física, de pessoal e demais recursos”, explica Andreia Aguiar, chefe do Setor de Regulação da MEAC e coordenadora do evento.

SOBRE A EBSERH ‒ O Complexo Hospitalar da UFC (Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand) faz parte da Rede Hospitalar EBSERH desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a EBSERH foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar EBSERH não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – fone: (85) 3366 8183