Internacionalização: reitor recebe representante do Consulado da França para discutir parcerias

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque e representante do Consulado da França sentados próximo um ao outro em  uma mesa de reuniões (Foto: Viktor Braga/UFC)Por instituir a internacionalização como um dos principais objetivos de sua gestão, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu na tarde desta quinta-feira (17) Marion Fanjat, adida de Cooperação no Consulado Geral da França para o Nordeste, em seu gabinete, na Reitoria. O objetivo foi discutir parcerias e acordos que possam resultar em ações científicas, culturais e tecnológicas entre UFC e instituições francesas.

Em visita ao Ceará, a representante do Consulado, localizado em Recife, explicou que “o objetivo é aumentar o número de acordos, programas de pesquisas em comum, intercâmbio de estudantes ou projetos que possam interessar a ambos os lados”.

Estiveram presentes à reunião, na qual apresentaram as perspectivas de suas áreas, o Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais (PROINTER); o Prof. Ruy Ferreira Lima, vice-coordenador geral das Casas de Cultura Estrangeira; a Profª Ticiana Melo, do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE); e a Profª Massília Dias, coordenadora de Internacionalização Linguística da PROINTER.

Durante a discussão, foram levantados pontos como a expansão do ensino da língua francesa para outros campi, principalmente para o Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, onde está localizada a maioria dos cursos da área de tecnologia, para facilitar a implantação de parcerias com a França em áreas tecnológicas, frente na qual aquele país possui destaque. “A França tem muito para nos dar em tecnologia. Muitos associam somente à cultura, mas o país está à frente em tecnologia”, destacou o reitor.

Foram propostas pela adida a implementação na UFC das primeiras catédras de professores do Nordeste junto a universidades francesas; a participação da UFC em prêmio literário francês e a parceria para evento de valorização do professor da língua. A adida declarou ainda estar aberta a sugestões de eventos culturais franceses em Fortaleza, atendendo à demanda da UFC.

“A possibilidade de desenvolvermos convênios, tanto na área cultural quanto na área tecnológica, é fundamental na nossa iniciativa de internacionalização, buscando inovação e empreendedorismo para qualificar ainda mais a nossa pesquisa”, afirmou Cândido Albuquerque.

PARCERIAS JÁ EXISTENTES – A Universidade já conta com projetos em parceria com a França, entre eles está a iniciativa pioneira de ter a presença de um Leitor de Língua Francesa de Sinais, professor francês surdo, que virá ao País em 2020 ensinar aos surdos e ouvintes brasileiros a Língua Francesa de Sinais. Junto ao Leitor Francês que já atua na UFC, desenvolverão ações, tanto na CCF quanto nos Cursos de Licenciatura, que incluam os discentes surdos ou ouvintes. A ação faz parte do Programa de Leitorado, que traz professores visitantes para a Universidade.

Além disso, os cursos de engenharia da UFC contam com programa de mobilidade acadêmica BRAFITEC, realizado por meio de parcerias institucionais entre o Brasil e a França com o objetivo de favorecer o intercâmbio de estudantes de graduação, bem como aproximar as estruturas e conteúdos curriculares e de metodologias de ensino nos dois países. A participação de dois anos no projeto conjunto permite a obtenção de diploma brasileiro e francês ao final do curso de engenharia, e os projetos podem receber até quatro anos de financiamento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331/ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.