PPG em Ciências Médicas recebe pesquisadores para workshops sobre genômica funcional

Imagem ilustrativa do DNA humanoO Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará recebe, a partir desta quinta-feira (24), os professores John Quinn, da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, e Alexander Birbrair, docente de Patologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-pesquisador da Universidade de Columbia, nos EUA, para a 1° Série de Workshops em Neurociência Translacional, Seção: Genômica Funcional.

Com o tema Genômica Funcional e Interações Gene-Ambiente, o evento seguirá até o dia 1° de novembro. Na programação, além dos workshops, constam palestras, minissimpósio, visita técnica e mesas-redondas. Esta é a primeira de uma série de atividades internacionais em Neurociência Translacional realizada pela PPGCM como parte do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Organizado pelos professores Fabio Miyajima, Danielle Macedo e Reinaldo Oriá, representantes do PRINT na FAMED, o encontro objetiva envolver o corpo regional de estudantes, servidores e pesquisadores na temática, bem como contribuir com a atual agenda estratégica internacional dos programas de pós-graduação da UFC.

O evento será realizado no Auditório do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos, no Campus do Porangabuçu (Rua Coronel Nunes de Melo, 1000, Rodolfo Teófilo), em Fortaleza. Para participar, os interessados devem realizar inscrição on-line .

Serão emitidos certificados a todos os participantes, e os que, atualmente, são estudantes do PPGCM, de mestrado ou doutorado, poderão obter dois créditos na disciplina Seminários Avançados em Neurociência, que será oferecida a partir do próximo semestre, 2020.1. Para conseguir os créditos, é necessário alcançar 75% de participação e apresentar um relatório de atividades após o fim do workshop.

PRINT – O Programa Institucional de Internacionalização da CAPES foi criado para desenvolver e implementar a internacionalização das áreas de conhecimento escolhidas por 25 instituições de ensino superior selecionadas, das quais a UFC faz parte, além de estimular a formação de redes de pesquisas internacionais. Os projetos escolhidos, com prazo de duração de quatro anos, foram iniciados em novembro de 2018. A partir de 2019, a CAPES passou a investir, anualmente, R$ 300 milhões no programa.

Com essa iniciativa, a CAPES ampliou as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação e o favoreceu o consequente aprimoramento da qualidade da produção acadêmica oriunda desse segmento da educação. A mobilidade de professores e alunos também faz parte do escopo do programa, incentivando a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional.

Na UFC, o Grupo Gestor do projeto, cuja qualidade também foi analisada pela CAPES na seleção da proposta apresentada pela Universidade, é composto por 11 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, com liderança científica em suas áreas de pesquisa e grande inserção internacional. São sete pesquisadores da UFC e quatro estrangeiros, integrantes do quadro de renomadas universidades americanas e francesas.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFC – fone: (85) 3366 8208; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.