Curso de Design-Moda da UFC celebra 26 anos com programação especial no dia 29

Imagem: cartaz do evento na cor preta e informações em amareloO Curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, recentemente apontado no Ranking Universitário Folha (RUF) 2019 como uma das melhores graduações de sua área do Brasil (segundo lugar), completa 26 anos de existência celebrando conquistas e excelência mesmo em um cenário de dificuldades e desafios.

Para comemorar a data, será realizada uma programação especial, no dia 29 de outubro (terça-feira), às 19h, na sede da ADUFC Sindicato (Av. da Universidade, 2346, Benfica). O evento é aberto ao público e na programação constam mesa-redonda, lançamento de livro, participação de nomes que contribuíram com a trajetória do curso, além de apresentação musical com o grupo Bando de Liz.

A mesa-redonda intitulada “Os percursos da moda na UFC” abordará as conquistas e os desafios da trajetória do curso na Universidade e seus impactos no cenário da moda cearense. Participarão da mesa as professoras Cyntia Tavares e Dijane Victor, daquele curso, além da Profª Cláudia Buhamra, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC.

Na oportunidade, haverá o lançamento do livro Moda e contemporaneidade: cenários e desafios (Pontes Editores, 2019), organizado pelas professoras do Curso de Design-Moda Araguacy Filgueiras e Dijane Victor. A apresentação da obra será feita pela Profª Cláudia Buhamra, uma das autoras. A publicação reúne 20 trabalhos de 39 autores, apresentados no 8º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda (ENPMODA), edição realizada na UFC, em junho de 2018.

Os textos apresentam diferentes reflexões inter/trans/multidisciplinares acerca do desafio de pensar a moda no mundo do século XXI e seus impactos em diversas contextualizações, como questões de tecnologia, ensino da moda, teoria da moda, semiótica da moda, moda e design sensorial, assim como psicologia da moda. Com tiragem limitada, a distribuição do livro será restrita a autores e algumas instituições. Na UFC, a publicação estará disponível para consulta pública de estudantes e comunidade em geral na Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e no Instituto de Cultura e Arte (ICA).

O evento contará com a presença de outros professores que também contribuíram com o curso ao longo de sua trajetória, como Germana Fontenelle, primeira coordenadora do Curso de Design-Moda ‒ na época, chamado de Estilismo e Moda; a atual coordenadora Emanuelly Kelly Ribeiro; o ex-vice-reitor da UFC Prof. Custódio Almeida, além do atual diretor do ICA, Prof. Marco Túlio Costa.

Fonte: Profª Araguacy Filgueiras, do Curso de Design-Moda ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.