UFC é a sétima do Brasil em inovação, diz ranking Universidades Empreendedoras

Imagem: Inovação é o eixo do ranking em que a UFC mais se destaca (Foto: Jr. Panela/UFC)A Universidade Federal do Ceará está entre as dez melhores instituições de ensino superior (IES) na dimensão de inovação do ranking Universidades Empreendedoras, figurando na 7ª posição. Nesse eixo específico, a UFC empata com a Universidade Federal de Santa Catarina, tendo obtido a nota 6,24 e sendo a primeira entre as IES do Norte-Nordeste.

Já no ranking geral, que leva em conta todas as dimensões de avaliação, a UFC encontra-se na 15ª colocação, com nota 4,83. Considerando instituições apenas do eixo Norte-Nordeste, a cearense fica atrás somente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 11ª colocada. O ranking completo pode ser visto on-line.

Essa é a terceira edição do ranking, realizado pela Brasil Júnior, confederação de empresas juniores brasileiras. A análise, que foi divulgada em solenidade na Câmara dos Deputados nessa terça-feira (22), considera seis dimensões: cultura empreendedora, extensão, inovação, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro.

Imagem: A UFC tem dado especial atenção à cultura inovadora e empreendedora (Foto: Viktor Braga/UFC)No eixo de inovação, no qual a UFC se destaca, são avaliados três indicadores: o de pesquisa, mensurado pelo número de citações por artigo e pelo volume de produção para cada mil alunos; o de patentes, que indica o número de depósitos feitos pela instituição em um período de dez anos; e o de proximidade IES-empresa, o qual considera o número de empresas incubadas para cada mil alunos, o resultado das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e a situação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da universidade.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, reforça a prioridade que a atual gestão está dando aos temas que são enfocados nesse ranking, citando a criação (em andamento) da nova Pró-Reitoria de Inovação, Empreendedorismo e Internacionalização.

“Estes três eixos vêm acoplados à pesquisa. A pesquisa tem que ser global. A internacionalização é muito importante para que possamos ter acesso às experiências das outras universidades e trazê-las para cá, especialmente aquelas relacionadas a inovação e empreendedorismo. Estes dois eixos são os principais e que também vêm sendo o foco das universidades modernas, o que elas vêm fazendo para alavancar as suas pesquisas. A Pró-Reitoria trabalhará isso”, afirma. “Nós estamos bem nestas áreas, mas ainda precisamos melhorar”, completa o reitor.

Imagem: O ranking é realizado pela Brasil Júnior, confederação de empresas juniores brasileirasMETODOLOGIA – Ao todo, integram a lista de instituições avaliadas 123 universidades, entre federais, estaduais, comunitárias e particulares. Na edição anterior do ranking, divulgada em 2016, foram analisadas apenas 42 instituições. Além do crescimento no número de universidades participantes, houve mudanças também na metodologia do levantamento, com alterações de critérios a alterações nas bases de dados utilizadas.

Na dimensão cultura empreendedora, os indicadores são de postura empreendedora discente e docente e de avaliação da grade curricular. Na extensão, são avaliadas as organizações estudantis com representatividade nacional, os projetos de extensão e o impacto das produções científicas em ambientes on-line.

Na internacionalização, consideram-se intercâmbio, parcerias e pesquisas internacionais. No quesito infraestrutura, são avaliadas a qualidade e o parque tecnológico. Por fim, quanto ao capital financeiro, o ranking leva em conta o orçamento e os fundos patrimoniais.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331