Observatório de Políticas Públicas lança livro “Políticas de austeridade e direitos sociais”

Imagem: O livro não será vendido, apenas distribuído para universidades, movimentos sociais e pesquisadores. Será lançada também uma versão em e-book, gratuita (Imagem: Divulgação)O Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (OPP-UFC) lança no próximo dia 30, às 19h, o livro Políticas de austeridade e direitos sociais. O evento ocorrerá no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), situado na Av. da Universidade, 2346, Benfica, em Fortaleza. Por ocasião do lançamento haverá palestras e debate com a participação de professores da UFC e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento é aberto ao público em geral e gratuito.

A obra é uma produção coletiva organizada por Laurence Estivalet de Mello, Josiane Caldas e José Antonio Peres Gediel, sob coordenação de Liana Carleial e Yanick Noiseux. O livro reúne textos sobre estudos e reflexões acerca dos desafios enfrentados pela população pela manutenção de direitos sociais e contra a precarização do trabalho no Brasil (a maior parte do conteúdo) e em países como a Índia, Estados Unidos e Canadá, no contexto do sistema capitalista.

No lançamento, o livro será apresentado pelo coordenador do OPP-UFC, Prof. Fernando Pires, e pela Profª Liana Carleial (UFPR). Serão sorteados exemplares impressos da obra, que não será comercializada, apenas distribuída para universidades, movimentos sociais e pesquisadores. Será lançada também uma versão em e-book, a ser disponibilizada na internet de forma gratuita.

PALESTRAS – Os palestrantes e os temas que abordarão são os seguintes: Profª Liana Carleial (UFPR), “Subdesenvolvimento, políticas de austeridade e a economia brasileira”; Prof. Aécio Alves de Oliveira (UFC), “Acumulação de capital e empobrecimento”; Prof. Fábio Maia Sobral (UFC) “As ameaças da concentração econômico-financeira às ‘democracias’ e ao planeta Terra”; Prof. Fernando Pires (UFC), “Nova (im)previdência sob o domínio das corporações financeiras”; e Prof. Júlio Ramos da Ponte (UFC), “Crise do capital, trabalho e economia solidária: a experiência do GAEE no Instituto Palmas”.

Outras informações podem ser obtidas no blog do Observatório

Fonte: Observatório de Políticas Públicas da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.