Abertura da mostra Arte sob o microscópio ocorre hoje (30) com palestra, concerto e homenagens

Imagem: Na exposição, o público poderá conferir 32 fotografias captadas por técnicas de microscopiaDe 29 de outubro a 29 de novembro, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) apresenta uma exposição diferente: em vez de pinturas, imagens científicas obtidas por diferentes técnicas de microscopia, com beleza e valor artístico. Trata-se da terceira edição da mostra Arte sob o microscópio, que, este ano, traz 32 fotografias captadas mediante lentes de microscópios ópticos, eletrônicos e ópticos confocais por estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais.

Embora a exposição esteja aberta à visitação a partir do dia 29, a abertura oficial será realizada no dia 30. Às 16h30min, no auditório do MAUC, haverá palestra com a fotógrafa Lia de Paula, do Núcleo Educativo do Museu da Fotografia, com o tema “Fotografando o que não se pode ver”. Depois, às 18h30min, o Grupo de Violoncelos da UFC fará apresentação.

Leia mais: MAUC recebe exposição multissensorial “O grande veleiro”, sobre o universo de Arthur Bispo do Rosário

Para finalizar a solenidade de abertura, às 19h, serão homenageadas pessoas que têm contribuído com a difusão da arte e da microscopia na UFC: a diretora do MAUC, Graciele Siqueira; o docente do Departamento de Física e coordenador da Central Analítica, Prof. Antonio Gomes; e a professora da Faculdade de Medicina Teresa Neuma Albuquerque Gomes.

A exposição é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais, da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada da UFC e da Seara da Ciência. Tem apoio da Central Analítica da UFC, do Escritório-Modelo de Design; da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI); do MAUC; das Bibliotecas Central do Campus do Pici e de Ciências da Saúde da UFC, e da Imprensa Universitária.

A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede do MAUC (Av. da Universidade, 2854, Benfica).

Imagem: Os projetos Livros Livres e Dr. Conta receberão doações de livros infantis e adultos durante a exposição (Foto: Jr. Panela/UFC)DOAÇÕES DE LIVROS – Ao longo de todo o período da exposição, a mostra Arte sob o microscópio também estará recebendo, no MAUC, doações de livros para dois importantes projetos de incentivo à leitura: o Livros Livres e o Dr. Conta.

O Dr. Conta é um projeto de extensão que, desde 2017, leva leitura para crianças internadas no Hospital Universitário Walter Cantídio e na Clínica de Odontopediatria da UFC. Estudantes de diferentes cursos da área de saúde da Universidade participam do projeto, promovendo momentos lúdicos de contação de história e brincadeiras aos pacientes.

Para isso, a equipe do Dr. Conta (@projetodrconta) pede doações de livros infantis e paradidáticos, que poderão ser entregues de 29 de outubro a 29 de novembro no MAUC.

Já o Livros Livres solicita doações de livros de diversos tipos para compor o acervo de seus 15 espaços na UFC. O projeto consiste na disponibilização de pontos de compartilhamento de livros, sem a necessidade de cadastro, empréstimo, data de devolução ou pagamento de multas. O projeto é promovido pelo Sistema de Bibliotecas da UFC desde 2016 e tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura, proporcionando mais espaços de cultura e lazer na Universidade.

Fonte: Profª Virgínia Girão, do Departamento de Morfologia – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.