CJA promove seminário sobre Arthur Ramos, pesquisador da cultura e das religiões afro-brasileiras

Imagem: O seminário vai celebrar a memória do pesquisador Arthur Ramos, considerado um dos precursores da antropologia brasileira (Imagem: Divulgação)A Casa de José de Alencar (CJA), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, realizará, nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, o Seminário Arthur Ramos, 70 anos: por uma cultura de tolerância, para celebrar a memória daquele pesquisador, considerado um dos precursores da antropologia brasileira.

O evento contará com debates, reflexões e apresentações artísticas referentes aos estudos e pesquisas desenvolvidos pelo pesquisador, principalmente nas áreas da cultura e da religiões afro-brasileiras. Entre outras atrações, estão previstas as apresentações culturais “Pontos de macumba” e “Vó Conga” e as mesas “Políticas públicas em defesa da tolerância religiosa” e “Práticas, representações e sincretismo na Umbanda e no Candomblé”.

Importante espaço de promoção e preservação do legado cultural do antropólogo, a CJA dispõe do Museu Artur Ramos, onde acolhe coleção composta de fetiches, atabaques, trabalhos de feitiçaria e outros itens que se referem às manifestações religiosas afro-brasileiras, como a macumba e o candomblé, incluindo, também, peças africanas e as relacionadas com a escravidão no Brasil, objetos utilizados como fontes materiais para as pesquisas antropológicas. O museu poderá ser visitado durante o evento.

Realizada na CJA (Av. Washington Soares, 6055, José de Alencar), a programação é gratuita e aberta ao público. Para participar, basta se inscrever por meio de formulário on-line, até as 12h do dia 30 de outubro. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site da Casa.

Fonte: Frederico Pontes, diretor da CJA e coordenador do projeto – fone: (85) 3229 1898