III Seminário Artes da Cena tem como temática “Artivismos e Docências”

Imagem: A iniciativa propõe "pensar a arte como modo de produção e operação de resistências, percebendo as micropolíticas de existências nas escolas, nas ruas, nos espaços comunitários" (Imagem: Divulgação)Entre os dias 4 e 8 de novembro o III Seminário Artes da Cena e a III Semana PROFArtes do Instituto de Cultura e Artes (ICA) movimentam o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da Universidade Federal do Ceará, e a Vila das Artes, da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

A iniciativa é do Curso de Licenciatura em Teatro e do Mestrado Profissional em Artes, ambos do ICA-UFC. O seminário conta com parceria do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, com apoio da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes. Neste ano, a temática será “Artivismos e Docências”.

Os organizadores explicam que o evento foi planejado para “pensar a arte como modo de produção e operação de resistências, percebendo as micropolíticas de existências nas escolas, nas ruas, nos espaços comunitários”. Consideram que será um espaço de encontro e debate e desejam que, “a partir da aproximação de práticas artísticas, políticas e educacionais, haja uma perspectiva positiva e significativa na produção de saberes conectados ao reconhecimento de nosso tempo histórico”.

O seminário tem na comissão organizadora os professores Renata Silva (coordenadora geral), Juliana Rangel, Juliana Carvalho, Héctor Briones, Tharyn Stazak e Tiago Fortes. 

ENCONTRO – Também integra a ação o Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA), no qual alunos de graduação e pós-graduação, artistas e professores de arte da cidade poderão se inscrever para apresentar pesquisas. ​

As inscrições serão realizadas até segunda-feira (28), por meio de formulário eletrônico e o resultado será divulgado no dia 2 de novembro de 2019. Cada autor pode se inscrever em apenas uma das seguintes linhas temáticas: “Artivismos e Performatividade”, “Artivismos e Prática de Convívio” e “Artivismos e Práticas Docentes”.

O interessado poderá inscrever trabalho em uma das linhas temáticas acima, nas modalidades de comunicação oral ou apresentação performativa. Os trabalhos aprovados serão apresentados em três salas abertas distribuídas por linhas temáticas, devendo utilizar 10 minutos para apresentação, que será seguida de debate mediado por um professor.

A programação já pode ser consultada.

Fontes: Instituto de Cultura e Arte da UFC – fone: (85) 3366 9223; Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno – fone: (85) 3366 7832