UFC implementará novas medidas de segurança no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra

Imagem: A reunião ocorreu na UFC-Infra, no Campus do Pici (Foto: David Motta/UFC)O gabinete do reitor da Universidade Federal do Ceará promoveu reunião, na manhã desta sexta-feira (25), na Superintendência de Infraestrutura (UFC-Infra), para discutir novas medidas de segurança no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em função de denúncias de atos violentos no local.

Durante a reunião, o grupo deliberou pela implementação imediata das seguintes ações:

- Redefinição da logística de segurança e reestudo sobre o posicionamento de postos de vigilância no Campus;
- ampliação das condições de iluminação e substituição de lâmpadas em determinadas áreas do local;
- ampliação da divulgação do número telefônico de emergência da UFC: (85) 3366 9190, atendido 24 horas pela equipe da Divisão de Vigilância e Segurança da Universidade. Qualquer pessoa que se sinta ameaçada ou identifique alguma situação de ameaça ou violência no campus deve fazer imediato contato.

Neste mês de outubro, a reitoria da UFC foi informada oficialmente de denúncias de estupros ocorridos no primeiro semestre do ano, no Campus do Pici. Ao tomar conhecimento, o reitor Cândido Albuquerque instituiu uma Comissão de Sindicância, que iniciou processo investigatório para que medidas cabíveis sejam executadas.

A Universidade reforça que qualquer caso de violência ocorrido no âmbito de seus campi deve ser formalmente denunciado em instâncias da Instituição, para que a UFC possa apurar e adotar providências.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) coloca-se à disposição das vítimas e seus familiares para oferecer apoio psicológico e social. Devido ao sigilo das investigações, as vítimas serão contatadas pela Comissão de Sindicância para que não haja exposição da identidade das mulheres afetadas.

A reunião desta sexta-feira (25) foi presidida pelo chefe de gabinete do reitor, Fernando Henrique Carvalho, contando com a participação do superintendente da UFC-Infra, Prof. Ademar Gondim; de integrantes da equipe de segurança da UFC; de diretores de unidades acadêmicas localizadas no Campus do Pici; do pró-reitor-adjunto de Extensão, Rogério Mâsih; do coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, Prof. Nonato Lima, entre outros gestores.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331