Laboratório de Psicanálise da UFC e Corpo Freudiano realizam Tributo a Alain Didier-Weill

Imagem: foto de Alain Didier-WeillO Laboratório de Psicanálise da Universidade Federal do Ceará e o Corpo Freudiano Fortaleza promovem nos dias 8 e 9 de novembro Tributo a Alain Didier-Weill, eminente psicanalista francês falecido no ano passado. O evento, gratuito mas com ingresso mediante inscrição, será realizado no Ideal Clube (Av. Monsenhor Tabosa, 1381, na Praia de Iracema), em Fortaleza. O Tributo é uma ação prévia ao IX Colóquio Internacional e ao IX Encontro Nacional do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, que ocorrerão de 14 a 16 de novembro, no Rio de Janeiro.

O Tributo contará com as participações de Paolo Lollo, psicanalista, filósofo e diretor do Corpo Freudiano de Paris; e Marco Antonio Coutinho Jorge, psicanalista, médico psiquiatra, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), diretor do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro e membro da Associação de Psicanálise Insistance (Paris/Bruxelas) e da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris).

O evento terá a seguinte programação: na sexta-feira (8) haverá atividade restrita aos membros do Corpo Freudiano, incluindo palestra, às 19h, sobre “O passe segundo Alain Didier-Weill”, com Paolo Lollo. A tradução e a mediação serão de Marco Antonio Coutinho Jorge.

No sábado (9), a programação será aberta ao público em geral. Às 9h20min ocorre a palestra “Alain Didier-Weill e a instituição psicanalítica”, por Marco Antonio Coutinho Jorge. Após intervalo, às 10h30min, o tema será “Liberdade, igualdade, fraternidade: os direitos do homem na escola de Alain Didier Weill”, com Paolo Lollo. A tradução e a mediação serão de Marco Antonio Coutinho Jorge.

Para participar, os interessados devem fazer inscrição, exclusivamente presencial, nos seguintes locais: Laboratório de Psicanálise da UFC (Departamento de Psicologia, 1º andar, Bloco Didático Reitor Ícaro de Sousa Moreira, na área 2 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2762, no Benfica; telefone (85) 3366 7727), no período de 29 de outubro a 6 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza (Av. Santos Dumont, 3131, Aldeota; telefone (85) 3264 0216), no período de 28 de outubro a 6 de novembro, de segunda a quinta-feira, das 18h às 20h.

Os organizadores esclarecem que as vagas são limitadas, mas, caso ainda haja vagas remanescentes, as inscrições para o público interessado poderão ser realizadas no dia 9 de novembro, no local do evento, a partir das 9h. Haverá emissão de declaração aos participantes.

Outras informações podem ser obtidas pelos seguintes contatos do Laboratório de Psicanálise, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo site ou na página do evento no Facebook.

Fonte: Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: (85) 3366 7727