Projetos do Grupo Tecnologias Assistivas Educacionais conquistam prêmios

Imagem:  O grupo Tecnologias Assistivas e Educacionais foi premiado por projetos inovadores expostos na Feira do Conhecimento (Imagem: Divulgação)O grupo Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE), do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, teve dois de seus projetos premiados durante a terceira edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, evento promovido de 16 a 19 de outubro pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE) no Centro de Eventos do Ceará.

O jogo Tecnologia Educacional para Crianças Autistas (TECA) ganhou o prêmio de melhor Jogo Sério do Festival de Jogos do Ceará 2019 e recebeu ainda destaque como jogo de melhor Conteúdo. O TECA foi desenvolvido por estudantes do curso de graduação em Engenharia da Computação, sob liderança do aluno Joaquim Barrozo Neto, orientados pelo coordenador do TAE, Prof. Carlos Alexandre Fernandes.

O projeto consiste em um aplicativo de celular com jogos educativos para ajudar no desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista (TEA) e ensinar noções de cores, animais e atividades da vida cotidiana. Para isso, são utilizadas técnicas de realidade aumentada para encorajar a criança a buscar objetos e capturar fotos do ambiente.

Imagem: O grupo Tecnologias Assistivas e Educacionais desenvolveu mouses adaptados para pessoas com deficiência motora (Imagem: Divulgação)Já o prêmio Maker Challenger foi destinado individualmente ao mestrando Francisco José Prado Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) e também integrante do TAE. O estudante projetou um dos mouses adaptados para pessoas com deficiência motora nos braços, produzido por uma impressora 3D, para fazer parte dos dispositivos de acesso ao computador por pessoas com deficiência.

O objetivo do dispositivo é beneficiar pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores, como aquelas com paralisia cerebral, a exemplo do próprio criador do projeto. Como prêmio, a tecnologia receberá um ano de incubação gratuita no Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC). “Ao que tudo indica, o Júnior irá criar uma empresa que será incubada a distância pelo PADETEC”, explica o Prof. Alexandre Fernandes, coordenador do TAE.

O grupo TAE também expôs em seu estande na feira dois outros produtos inovadores: um outro mouse desenvolvido a partir de materiais de baixo custo e uma interface homem-máquina, que com a ajuda de eletrodos permite ao usuário com limitação de movimento no braço controlar um mouse.

Fonte: Prof. Alexandre Fernandes, coordenador do TAE – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.