Agência UFC: a moda como meio de inclusão social beneficia moradoras do bairro Bom Jardim

Imagem: O foco do projeto é o empreendedorismo feminino social e sustentável de base comunitária (Foto: Luana Oliveira/PREX-UFC)Moradoras do bairro Bom Jardim estão produzindo moda com um diferencial: o reaproveitamento de retalhos. O curso Colcha de Retalhos, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará, ministra oficinas de produção de peças em tecido para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica da região. São confeccionadas, entre outras peças, almofadas, lençóis, bolsas e roupas. O objetivo é proporcionar às participantes uma oportunidade de capacitação e, posteriormente, trabalho e geração de renda.

A atividade nasceu da percepção da importância de geração de renda na quebra de barreiras sociais. Para Janaína Fernandes, gestora do curso, um dos fatores que mantêm mulheres em situações desfavoráveis é a dependência financeira.

Os detalhes sobre o projeto podem ser vistos em matéria publicada no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331