Estudantes treinados na Seara conquistam medalhas em olimpíadas de Astronomia

Imagem: Os premiados são Gabriel Oliveira Mota (MG), Bismarck Moreira, Caio Nascimento Balreira, Sarah Leitão Melo (os três do Ceará), e Fabrizio Melges (SP) - (Foto: Eugênio Reis) A equipe brasileira conquistou quatro medalhas de ouro e uma de prata na XI Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, ocorrida em Puebla, no México, de 20 a 26 deste mês. Fazem parte do grupo premiado três estudantes que integram o Grupo de Astronomia da Seara da Ciência (denominado GAS Interestelar), da Universidade Federal do Ceará. A olimpíada envolveu provas (teóricas e experimentais) individuais e de grupo sobre Astronomia e Astrofísica, além de competição de lançamento de foguetes.

Os três estudantes do Ceará são Sarah Leitão Melo, com medalha de ouro e o prêmio de Melhor Prova Teórica de Grupo; Bismarck Moreira Ramos de Vasconcelos Filho, medalha de ouro e prêmio de Melhor Prova Observacional; Caio Nascimento Balreira, medalha de ouro e prêmio de Melhor Prova Teórica Individual.

Os outros componentes da equipe brasileira foram Fabrizio Melges Ferro, de Mairiporã (SP), com medalha de ouro, e Gabriel Oliveira Mota, de Montes Claros (MG), com medalha de prata.

Estudantes cearenses que fazem parte do GAS Interestelar participam de seletivas para competições nacionais e internacionais desde 2017. Nesse ano, conquistaram, na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), quatro medalhas de bronze e duas menções honrosas. Em 2018, na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), ganharam seis medalhas de ouro e premiações de destaque.

Sob direção do Prof. Ilde Guedes, diretor da Seara da Ciência, e coordenação dos professores Dermeval Carneiro, Ednardo Rodrigues e Heliomárzio Moreira, o GAS realiza cursos de astronomia abertos ao público, visitas programadas ao Observatório Ferruccio Ginelli para a visualização de fenômenos astronômicos importantes, além da Jornada Cearense de Foguetes, dentre outras atividades voltadas para o ensino e a divulgação da astronomia no Ceará.

ESTRELAS – Para o Prof. Ilde Guedes, a participação da Seara no treinamento desses alunos que vêm se destacando em competições no Brasil e exterior é gratificante. “Contribuímos para a formação deles e, através do desempenho que obtêm nas disputas, a gente divulga o que Seara faz”, afirma. Acrescenta que esse equipamento da UFC tem despertado muitas vocações nas diversas áreas da ciência, como a da astronomia. “Dizem que o Ceará é a Terra da Luz. A Seara tenta ser a ‘Terra das Estrelas’”, diz, bem-humorado.

O Prof. Heliomárzio Moreira, por sua vez, destaca a parceria envolvendo colégios de Fortaleza, o Planetário Rubens de Azevedo do Instituto Dragão do Mar e a experiência dos professores de Astronomia da Seara. “Auxiliados pelos medalhistas veteranos em olimpíadas nacionais e internacionais, com alguns deles já discentes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Georgia Tech, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de Brasília (UnB) e UFC, estudantes de diversas escolas de Fortaleza têm no espaço da Seara a acolhida e a parceria ideal para encantar e se deixar encantar com as maravilhas da ‘Ciência do Céu’”, diz.

Fonte: Seara da Ciência – fone: (85) 3366 9245