LABOMAR reúne grupos para estudar soluções para efeitos do vazamento de óleo nas praias

ft 191031 labomarO Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará iniciou estudos no intuito de buscar soluções para os impactos dos vazamentos de óleo nas praias do Ceará. Convocado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), o Instituto reuniu, na tarde desta quinta-feira (31), representantes de instituições públicas e privadas, técnicos e pesquisadores de diversas áreas para a primeira de uma série de reuniões, realizada na sede do Instituto, em Fortaleza. Após definidas as prioridades, serão buscados recursos públicos para solucionar o problema ambiental.

No encontro, denominado “Reunião científica: os impactos do vazamento de óleo no litoral cearense”, os especialistas foram alocados em grupos de trabalho temáticos para que, em conjunto, estabeleçam os aspectos que devem ser tratados de forma urgente, e determinem que ações serão tomadas em curto, médio e longo prazos. Reunião contou com a presença do titular da Secitece, Inácio Arruda.

“Por ser a primeira reunião, esse é um momento de escutar os especialistas. A intenção é que essas reuniões ocorram com frequência até que, de fato, todas as diretrizes sejam estabelecidas. Nós estamos buscando o que deve ser tratado prioritariamente”, explicou a Profª Lidriana Pinheiro, vice-diretora do LABOMAR.

Entre os eixos divisionais estão os impactos da contaminação por óleo na biota, na saúde da população, na segurança alimentar, no meio ambiente, e as consequências econômicas. Foram convidados pesquisadores das áreas da saúde, meio ambiente, química, geografia e ciências marinhas; representantes do poder público, dos setores produtivos e de movimentos sociais, assim como de ONGs e de instituições ambientais.

A intenção é que as discussões dos grupos fomentem a prospecção de recursos públicos que amparem a criação de edital que financie as ações de mitigação dos efeitos do vazamento de óleo nas praias e estuários do Estado.

Na ocasião, o secretário Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas pela pasta para identificar e conter os vazamentos. Segundo dados da Secretaria, já foram coletadas cerca de quatro toneladas de óleo cru e resíduos contaminados, e 10 dos 20 municípios costeiros cearenses foram atingidos.Diretora do Labomar apresenta, em pé, Powerpoint de estudos do Instituto

O LABOMAR, por sua vez, expôs projetos análogos ao atual e os eixos de atuação das ciências marinhas em situações semelhantes. A diretora do Instituto, Profª Ozilea Menezes, apresentou os estudos e sugeriu a criação de um plano regional de contingência, semelhante ao Plano Nacional de Contingência (PNC), já desenvolvido em âmbito federal.

Idealizada pela SECITECE, a reunião científica contou com o apoio da Academia Brasileira de Ciência (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.