Reitor discute projetos de memória e patrimônio histórico da UFC com ex-reitor Paulo Elpídio

Foto dos professores Paulo Elpídio e Cândido Albuquerque, ex-reitor e atual reitor da UFC, respectivamente.Sempre é tempo de reconstruir a memória coletiva e reescrever as páginas da história das instituições. É nesse contexto que, na tarde desta sexta-feira (1º), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, se reuniu com o ex-reitor da UFC, Prof. Paulo Elpídio de Menezes Neto. Em visita de cortesia ao Gabinete da Reitoria, ambos conversaram sobre projetos de recuperação de acervos e ações de fomento ao patrimônio histórico e cultural da Universidade.

O ex-reitor Paulo Elpídio, que comandou a UFC entre 1979 e 1983, trouxe para apreciação do atual mandatário dois projetos. Um deles busca consolidar registros de memória oral e a documentação institucional em parceria com o Memorial da UFC, enquanto o outro propõe criar a coleção “Documentos Cearenses”, em 20 volumes.

A ideia será um reforço à produção bibliográfica e editorial da Universidade a partir de novas edições dos 20 livros historicamente mais relevantes sobre o Ceará. Segundo o ex-reitor, essa iniciativa se espelha nas experiências anteriores da coleção Brasiliana, da Biblioteca Nacional, e da coleção Documentos Brasileiros, publicada pela Livraria José Olympio Editora.

“Faremos na primeira fase uma chamada documental para que quem tiver documentos relacionados com a vida da Universidade doe para a UFC. Ex-diretores, famílias de ex-reitores e outras pessoas ainda guardam em casa fotografias e outros materiais. Ninguém pode pensar em futuro sem ter uma história para considerar”, pontuou.

O reitor Cândido Albuquerque concordou com a importância de preservar a memória institucional da UFC, e também destacou o peso desses acervos para contar com propriedade a história da Universidade. Cândido, que foi aluno de Paulo Elpídio e de suas mãos recebeu o diploma de graduação em Direito, em 1980, afirmou que também procurará os demais ex-reitores para discutir projetos de interesse da comunidade acadêmica.

“É uma felicidade ter o Prof. Paulo Elpídio para, em um momento como esse, trocar ideias e fazer novos planejamentos. Espero que, durante os próximos quatro anos, o diálogo permaneça, e estou buscando o aconselhamento necessário para conduzirmos a nossa UFC”, afirmou Cândido Albuquerque.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331