CONSUNI empossa novos membros, repudia declarações a favor de AI-5 e aprova títulos

Imagem: Conselheiros sentados em volta de uma grande mesa, durante reunião (Foto: Viktor Braga/UFC)O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará se reuniu na manhã desta sexta-feira (1º) para, entre outras medidas, dar posse e boas-vindas aos novos integrantes do colegiado. Além dos novos diretores de unidades acadêmicas, tomou posse ainda a Profª Cynara Mariano, que assumiu como representante das Coordenações de Núcleos e Projetos de Extensão.

Também tomaram assento permanente no conselho, mas sem direito a voto: o chefe de Gabinete da Reitoria, Fernando Henrique Carvalho; o secretário de Governança, Marcos Costa Holanda; e o secretário de Tecnologia da Informação, Edgar Marçal de Barros Filho.

Na ocasião, os conselheiros aprovaram a concessão de títulos de Professor Emérito aos professores Francisco Valdeci Almeida, docente aposentado da Faculdade de Medicina, e Raimunda Magalhães da Silva, aposentada do Departamento de Enfermagem. Foi aprovado também que o professor Joaquim Eduardo Alencar (1912-1998), dará nome ao auditório do bloco didático do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina.

O CONSUNI aprovou a designação de Maria Glícia Conde Santiago como auditora interna da UFC para um exercício interino de 90 dias. Na mesma ocasião, foi aprovado o plano anual de atividades da Auditoria Interna para 2020.

Outra decisão foi a mudança do nome do curso de bacharelado em Engenharia Ambiental do Campus de Crateús, para Engenharia Ambiental e Sanitária. A proposta visou adequar o nome à nova matriz curricular que já está em vigor desde 2018.2

O conselho ainda revogou as resoluções internas de criação de cursos de pós-graduação no âmbito da UFC que não foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tais resoluções já tinham sido objeto de debate e deliberação na última reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), realizada em outubro.

Ainda na reunião, foi aprovado o afastamento do reitor Cândido Albuquerque, no período de 1º a 15 de dezembro, para viagem à China. O reitor, o pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. Augusto Albuquerque, e a diretora-geral do Instituto Confúcio na UFC, Profª Mônica Amorim, seguirão ao país asiático para participar da Conferência Mundial dos Institutos Confúcio. Após essa agenda, visitarão a Universidade de Nankai, que é a parceira da UFC no Instituto.

NOTA DE REPÚDIO – O Conselho Universitário da UFC aprovou também uma nota de repúdio às declarações feitas esta semana pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro nas quais ameaçava propor um novo Ato Institucional (AI) número 5 no Brasil. A proposta, apresentada pela representação discente no CONSUNI, foi aprovada por maioria dos conselheiros, tendo uma abstenção.

FCPC – A Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), de apoio à UFC, agora tem novo presidente. O docente Fernando Antonio Saboia Leitão assume a presidência da FCPC no lugar do Prof. Francisco Antônio Guimarães. A indicação, feita pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, foi anunciada nesta manhã durante reunião do CONSUNI. Na ocasião, os conselheiros elegeram o Prof. Maurício Benevides, atual diretor da Faculdade de Direito, para a vaga do CONSUNI no Conselho Curador da Fundação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331