Brinquedoteca da FACED promove atividades infantis no sábado (9); Faculdade recebeu novos jogos

Imagem: A Brinquedoteca da FACED receberá crianças de 6 meses a 12 anos de idade (Foto: Viktor Braga/UFC)A Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará realizará, no próximo sábado (9), das 8h30min às 11h30min, o 5º Brincar para Crescer, evento lúdico que busca desenvolver as crianças por meio do resgate da cultura de brincar.

Na ocasião serão promovidas atividades destinadas a crianças de 6 meses a 12 anos de idade, como brincadeiras tradicionais, contação de histórias, oficina de artes e pintura, vivências psicomotoras, brincar livre dos bebês, brincadeiras na brinquedoteca, parque sonoro e as oficinas de brinquedos, teatro, dança, máscaras e robótica.

As crianças deverão estar acompanhadas dos responsáveis, e as atividades ocorrerão nas salas de aulas, no estacionamento e no pátio interno da FACED (Rua Marechal Deodoro, 750, Benfica). As ações são realizadas pelos estudantes de pedagogia e supervisionadas pelas coordenadoras da Brinquedoteca e por docentes daquela faculdade.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações estão nas páginas da Brinquedoteca no Facebook e no Instagram.

Imagem: Equipe da FACED recebeu a doação da equipe do Instituto Brasil Solidário (Foto: Viktor Braga/UFC)NOVOS JOGOS – Na manhã desta segunda-feira (4), a FACED recebeu a doação de 40 jogos para trabalhar o tema da educação financeira tanto na Brinquedoteca quanto em disciplinas de formação de professores e outras atividades. Os jogos Piquenique e Bons Negócios foram doados pelo Instituto Brasil Solidário, ONG que há 20 anos atua na área de educação e formação de professores.

O material foi desenvolvido pelo próprio Instituto, em parceria com o Bank of America, e pode ser utilizado por crianças de diversas faixas etárias, aliando de forma lúdica temas da educação financeira com outros como cidadania, alimentação saudável, gentileza, letramento e educação ambiental. Piquenique é um jogo de tabuleiro que promove reflexão sobre decisões de consumo e finanças pessoais. Já o Bons Negócios é um jogo de cartas que oferece a oportunidade de instigar a negociação e exercitar as habilidades de empreender e investir.

Veja mais fotos da doação dos jogos no Flickr da UFC

Segundo a Profª Juscileide Castro, da FACED, o contato com a Brasil Solidário se deu após uma pesquisa do estudante de Pedagogia da UFC Otacílio Vieira sobre como a educação financeira é abordada nas ementas das disciplinas do curso. O tema foi incluído na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino infantil e fundamental como disciplina transversal, e a partir de 2020 passa a ser obrigatório as escolas – daí a importância de o assunto ser trabalhado na formação de professores em faculdades Brasil afora.

A doação dos jogos contou com a participação de uma equipe do Instituto Brasil Solidário, formada por Danielle Haydée, Vicente Melo e Luís Salvatore.

Fontes: Coordenação do Projeto Brinquedoteca – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Coordenação do Curso de Pedagogia – fone: (85) 3366 7682