Reitor da UFC e prefeito de Sobral discutem ampliação da oferta de cursos no município

Imagem: foto de quatro homens brancos com roupas sociais em pé sorrindo para a fotoO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu o prefeito de Sobral, Ivo Ferreira Gomes, que veio acompanhado do secretário de Educação, Herbert Lima, na tarde dessa segunda-feira (4), para discutir parcerias entre a Universidade e aquele município.

Na ocasião, foi discutida a ampliação da oferta de cursos no Campus da UFC em Sobral. A intenção da Universidade é contar com auxílio estrutural do município para implementar cursos da área artística: “Serão cursos de dança, de balé e de teatro, que levaremos para Sobral com o apoio da Prefeitura”, explicou o reitor Cândido Albuquerque.

Sobre a proposta, Ivo Gomes declarou apoio à iniciativa. “A Prefeitura entrará com toda a estrutura necessária e que estiver ao alcance para que a UFC possa ampliar sua oferta de cursos em Sobral”, declarou o gestor municipal.

Veja mais fotos da reunião no Flickr da UFC

Imagem: foto de três homens sentados conversando Também presente à reunião, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Jorge Lira, expressou o desejo da Universidade em participar das práticas desenvolvidas por aquela cidade na formação de professores da educação básica, referindo-se, principalmente, às atividades conduzidas pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, criada pela Secretaria de Educação de Sobral para aprimorar o trabalho dos professores da rede municipal de ensino. Lira enfatizou ainda a importância da atuação da Universidade nessa formação, junto aos municípios, e manifestou o desejo de que as cidades incluam a UFC em debates sobre o tema.

Na ocasião, os gestores destacaram a importância de conduzir a formação dos discentes, principalmente da licenciatura em pedagogia, para o ensino da leitura e do domínio das operações matemáticas aos alunos da educação infantil. “Precisamos reestruturar, fazer uma revolução na formação dos professores”, explanou Cândido Albuquerque.

Reafirmando a relevância de uma reestruturação na formação dos futuros docentes, o prefeito Ivo Gomes observou que, para ele, “o x da educação do Brasil é o professor” e que é necessário que eles estejam “empolgados, motivados e confiantes” para uma melhor atuação. Ivo Gomes garantiu interesse em incluir a UFC nas ações e prospectou novos encontros para discussão dos temas em futura visita de Cândido Albuquerque a Sobral.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.