Agência UFC: pesquisadores avaliam os impactos ambientais e sociais da produção de energia eólica

Imagem: foto de um aerogerador em cima de uma dunaPor usar o vento como fonte, a energia eólica é geralmente percebida como limpa e isenta de questionamentos quanto à sustentabilidade. Porém, se promovida sem atender a certos requisitos, pode gerar consequências negativas, nem sempre tão visíveis, nos âmbitos ambiental e social. É o que tem discutido o Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social (LABOCART), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará.

Com estudos que culminaram no lançamento do livro Impactos socioambientais da implantação dos parques de energia eólica no Brasil, os pesquisadores avaliam que os complexos eólicos resultam em danos no entorno onde são instalados (normalmente no litoral), com impactos diretos para a composição geoambiental dos locais e para as comunidades próximas.

Veja detalhes sobre a pesquisa na matéria publicada no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331