Campus de Russas abre nesta quarta (6) IV Encontros Universitários e II Feira das Profissões

Imagem: cartaz do evento O Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas abre a quarta edição dos Encontros Universitários e a segunda edição da Feira das Profissões nesta quarta-feira (6). Os eventos prosseguem até sexta-feira (8), tendo como tema “Da Universidade para o mercado de trabalho: ações de inovação e empreendedorismo”, com apresentação de cerca de 200 trabalhos científicos, palestras, oficinas e minicursos.

A novidade deste ano é a Mostra Artística, que se somará às outras atrações dos Encontros. Os eventos são abertos ao público e as inscrições poderão ser feitas através de formulários eletrônicos no site oficial dos Encontros ou no local, no início das atividades.

A cerimônia de abertura dos trabalhos ocorrerá no auditório daquele campus, às 9h30min. Os palestrantes Carla Fernandes de Freitas e Fábio Barros, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), falarão sobre "Princípios de propriedade intelectual para a inovação”.

O objetivo dos Encontros Universitários e da Feira das Profissões é apresentar à população do Vale do Jaguaribe as pesquisas e trabalhos que alunos e professores vêm desenvolvendo na UFC em Russas através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a troca de experiências, a fim de favorecer a criação de novas ideias e, ao mesmo tempo, contribuir com as ideias já implementadas.

MOSTRA ‒ A Mostra Artística oferecerá ao público shows, stand up comedy, apresentações de dança, oficina de teatro com membros da Oficarte, Espaço Pet com a presença da ONG Anjos de Pet, e Feira Mix com expositores locais. Dentre as atrações, estão confirmadas as bandas de Russas Behú e Rádio 4, além de Cisne Selvagem, de Limoeiro do Norte.

A primeira apresentação musical será da Camerata de Cordas da UFC, de Fortaleza, nesta quarta-feira (6), às 11h30min, no palco mix. Na quinta-feira (7), apresentam-se o Grupo Municipal de Dança Professor Raimundo Rocha e a Companhia de Dança De Par In' Par a partir do meio-dia. Na sexta-feira (8), também iniciando às 12h, será a vez da Mostra Novos Sons, com show de Isa Xavier, servidora do campus e estudante de Música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Limoeiro do Norte. Nessa mostra, o palco será aberto para quem quiser apresentar seu trabalho artístico.

FEIRA ‒ Os alunos das cinco graduações ofertadas pelo campus (Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software e Engenharia Mecânica) prepararam vários espaços para mostrar ao público o que cada curso tem de melhor. Durante a preparação, foram realizadas visitas a escolas de Russas e cidades vizinhas, bem como enviados convites para instituições de todo o Vale do Jaguaribe. A comissão organizadora espera em torno de 300 visitantes por dia.

A programação completa dos Encontros e da Feira está disponível on-line.

Fonte: Setor de Comunicação e Produção Cultural – Campus da UFC em Russas – fone: (88) 3411 9234