Reitor e presidente do PADETEC discutem inovação e empreendedorismo em reunião na Reitoria

Foto posada do Prof. Afrânio Craveiro e do Prof. Cândido Albuquerque sentados à mesa no Gabinete da Reitoria da UFCInovação tecnológica e empreendedorismo são tópicos presentes na pauta do dia. Por isso, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, reuniu-se em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (6) com o diretor-presidente do Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC), Prof. Afrânio Craveiro. Na ocasião, ambos discutiram esses assuntos e propuseram o estreitamento de laços entre as duas instituições.

O Prof. Afrânio Craveiro entregou ao reitor uma cópia do último relatório de gestão do PADETEC, entidade civil sem fins lucrativos que integra o recém-criado Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC. Em 2020, a entidade comemorará 30 anos de fundação, e, desde o início, tem atuado como centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e incubadora de 66 empresas. Segundo o diretor-presidente, atualmente estão incubados 20 novos empreendimentos, propostos, em sua maioria, por alunos e professores aposentados da UFC.

“Na nossa atuação, a gente transforma as pesquisas desenvolvidas na Universidade em protótipos e produtos dentro do próprio PADETEC e os lança no mercado através de empresas incubadas. Temos convênios com várias empresas nacionais e internacionais de tecnologia da informação, eletrônica e outros setores que estamos atraindo aqui para o Ceará”, explicou Afrânio Craveiro.

O reitor Cândido Albuquerque anunciou que, no começo da próxima semana, irá a Brasília participar de um encontro no Ministério da Educação (MEC) para discutir o modelo de uma nova Agência de Inovação para a UFC, já presente em outras universidades brasileiras. Ele salientou os eixos de inovação tecnológica e empreendedorismo como estratégicos para sua gestão, e afirmou que, no momento, está com a equipe da administração superior da Instituição estudando novas medidas de estímulo e de investimento nessas áreas.

“As universidades hoje se diferenciam pela capacidade que elas têm de empreender e de inovar. A Universidade precisa se internacionalizar, levar o conhecimento dela para integrar o de outras universidades, e trazer o conhecimento de outras para integrar o seu, aproximando e dando dinamismo”, ressaltou o Prof. Cândido Albuquerque.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331