Locais de provas do ENADE 2019 foram divulgados pelo INEP

Imagem: Na Universidade Federal do Ceará, 27 cursos foram enquadrados para participação no ENADE 2019 (Imagem: Divulgação)O Cartão de Confirmação da Inscrição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2019 foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para consultas, na última sexta-feira (8). O documento traz informações sobre o local de prova, horários e atendimentos (se solicitados e aprovados). O cartão deve ser acessado pelo Sistema ENADE, após preenchimento do CPF e da senha cadastrada no primeiro acesso do estudante. Para visualizar o cartão, os 434.859 estudantes inscritos devem preencher o Questionário do Estudante.

O questionário é requisito para colação de grau, assim como a participação na prova, e deve ser preenchido até às 23h59min (horário de Brasília) da quinta-feira (21), por todos os concluintes habilitados a fazer o ENADE 2019 e previamente inscritos por suas instituições de educação superior. O INEP alerta que o preenchimento do Questionário do Estudante e a participação na prova são as duas ações obrigatórias para se obter a regularidade no ENADE.

Os coordenadores de curso também conseguem visualizar pelo Sistema ENADE um relatório com os locais de prova dos estudantes de seu curso, mas não haverá divulgação pública dos locais de prova.
As provas do ENADE deste ano serão aplicadas em 24 de novembro, em todo o Brasil. Na atual edição, o exame avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

UFC – Na Universidade Federal do Ceará, 27 cursos foram enquadrados para participação no ENADE 2019. Dos 27 cursos que serão avaliados, 17 são ofertados em Fortaleza: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física – Bacharelado – Integral, Educação Física – Bacharelado – Noturno, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Zootecnia.

No Interior, serão avaliados mais 10 cursos. Em Sobral, participam os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Medicina e Odontologia. Em Russas, farão parte os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. No Campus de Crateús, passarão pela avaliação Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. Por fim, em Quixadá será avaliado o Curso de Engenharia de Computação.

ENADE – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova e preencher o questionário. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao ENADE, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

Estudantes e coordenadores de cursos participantes desta edição do Exame podem obter mais informações no site do ENADE na UFC.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do INEP.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas, da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: (85) 3366 9020