Seara da Ciência realiza festival de teatro científico a partir desta terça-feira (12)

Imagem: O festival Seara Teatral objetiva incentivar a interação entre arte e ciência nas escolas (Imagem: Divulgação)A Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, realizará a 5° edição de seu festival de teatro científico, o Seara Teatral. As apresentações terão início nesta terça-feira (12) e seguem até quarta-feira (13). O evento é gratuito e aberto ao público.

No festival, serão exibidas peças teatrais de escolas de educação básica que, por meio de grupos teatrais, utilizam a linguagem própria dessa arte para abordar temas científicos, com o intuito de valorizar a relação ensino-aprendizagem.

O objetivo é incentivar a interação entre arte e ciência nas escolas, valorizar a função dos professores e motivar os alunos por meio de trabalhos em grupo, apresentações em público e prática de arte performática.

Nesta edição, serão apresentadas peças de grupos escolares de Fortaleza, Trairi, Itapipoca e Maracanaú, intercaladas com apresentações de dança, com a participação de turma do Curso de Dança da UFC. Os alunos daquele curso exibirão produções relacionadas aos temas que foram estudados por eles na disciplina de Fisiologia Humana, na Faculdade de Medicina.

As apresentações têm início às 13h30min e acontecem na Seara da Ciência (Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/n, Pici). Quanto às peças teatrais, no primeiro dia serão apresentadas Chapeuzinho, cadê o lobo?, do Grupo de Teatro da Seara da Ciência; Tem gente na torre da rádio, da Cia Teatral Oz Atrevidos; A caixa misteriosa, do Grupo Arte&Ciência; O fim da picada, da Escola de Teatro Atuação; e Dores biológicas, também da Escola de Teatro Atuação.

Já na quarta-feira (13) serão exibidas as seguintes peças: CQC - Com a Química no Cotidiano, Metil matou um cara, Uma festa no céu, A liga da ciência, Fóton no divã, e Marie Curie: os raios invisíveis, todas do Grupo de Teatro Científico Ciências com Humor; Ciranda de Apgar, do Grupo de Teatro da Seara da Ciência; e a A mente de Alice, do Grupo Arte e Educação do Frei.

Fonte: Pedro Magalhães, coordenador do evento na Seara da Ciência ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.