Servidores da UFC participam de capacitação em gerenciamento do estresse

Fotos de participantes da capacitação em gerenciamento do estresse e aumento da qualidade de vidaServidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará participam de hoje (12) até quinta-feira (14) da Capacitação em Gerenciamento do Estresse e Aumento da Qualidade de Vida.

As atividades acontecem no auditório da Pró-Reitoria de Extensão, nos anexos da Reitoria, e dão ao participante recursos para lidar com as emoções e as negatividades cotidianas, favorecendo atitudes positivas e livres de estresse e violência, e incentivando valores humanos como responsabilidade, comprometimento e respeito.

A iniciativa é da UFC, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), em conjunto com a Associação Internacional de Valores Humanos e em parceria com a Arte de Viver, contando ainda com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE).

A capacitação tem como facilitadoras as instrutoras da Arte de Viver Profª Lúcia Rejane Araújo, docente aposentada do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC, e da professora em Ciências Humanas e mestranda em Educação Rociânia Barreto. A base da capacitação é o curso “Yes na Educação”, um dos programas da Arte de Viver, voltado para o ambiente acadêmico, com o objetivo de fazer “as pessoas valorizarem a paz interior como fator construtor da paz na sociedade”, explica a Profª Lúcia Rejane Araújo.

As atividades constam de técnicas de alongamento, respiração e relaxamento, além de jogos interativos e outras práticas que promovem o gerenciamento do estresse e o bem-estar pessoal e social. “O curso é bem vivencial”, reforça Rociania Barreto.

AMPLIAÇÃO - No total, 25 servidores docentes e técnico-administrativos da PRAE e da PROGEP participam da capacitação. Da turma, faz parte a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo, que apresentou a proposta da capacitação à PROGEP, após uma experiência inicial bem-sucedida do “Yes na Educação”, realizada na semana passada com alunos da Residência Universitária do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

A Profª Geovana pontua que as pessoas na atualidade vivem um cotidiano de muito estresse e que servidores docentes e técnico-administrativos também são afetados. Como eles são referência para os estudantes, é importante que participem de uma capacitação como essa que contribui para o gerenciamento do estresse e promove melhor qualidade de vida. Segundo a pró-reitora, é intenção ampliar a capacitação para outros setores da Universidade.

Outra participante é a técnico-administrativa Mônica Coelho, da Divisão de Gestão de Moradias da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Ela comenta que no seu cotidiano precisa atender muitos alunos e às diversas “situações pesadas que eles vivem”. Como nem sempre é possível resolver todos os problemas, Mônica diz que é “frustrante” dizer não algumas vezes para um estudante. Ela considera a capacitação uma forma de encarar seu trabalho com mais leveza. “É um cuidado com o cuidador”, afirma sobre o curso.

Fontes: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC ‒ fone: (85) 3366 7440; Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFC ‒ fone: (85) 3366 7390