Com apoio do Curso de Design da UFC, Fortaleza é eleita Cidade Criativa da UNESCO

Foto do Mural Fortaleza tem designCom a colaboração do Curso de Design da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza foi escolhida para integrar a rede Cidade Criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na categoria Design. O curso da UFC participou da elaboração do dossiê de apresentação do município para candidatura.

Nesta edição, quatro municípios brasileiros foram escolhidos pelo Ministério das Relações Exteriores para participar da seleção da UNESCO: Aracaju (SE), na categoria Música; Belo Horizonte (MG), em Gastronomia; Cataguases (MG), em Cinema; e Fortaleza (CE), em Design. Ao fim, no dia 30 de outubro, Fortaleza e Belo Horizonte foram escolhidas para compor o grupo das 66 novas cidades da rede, que totalizam agora 246 centros urbanos ao redor do mundo.

Criada em 2004, a rede Cidade Criativa busca promover a cooperação internacional dentro e entre municípios urbanos que investem na cultura e na criatividade como aceleradoras do desenvolvimento sustentável. A iniciativa atua como um laboratório de ideias e de práticas inovadoras, para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas. As cidades que fazem parte do projeto agem elaborando políticas públicas e projetos de base, com a participação de todos os cidadãos.

Na seletiva, a capital cearense contou com a colaboração da UFC, que, por meio do Curso de Design, alinhou a agenda com a da candidatura, “participando de reuniões, fornecendo dados para construção do documento e discutindo estratégias para o fortalecimento do conjunto de ações necessárias à submissão do dossiê”, conforme o Prof. Leonardo Buggy, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade, que estave à frente do projeto. Além de Buggy, as professoras Alexia Brasil, Camila Barros e Mariana Xavier também participaram ativamente do processo.

Segundo o professor, o título trouxe grande alegria, mas pouca surpresa: “O modo como a cidade tem demonstrado interesse pela área na última década chama atenção. Diversos cursos de formação, eventos e ações de fomento, inclusive no âmbito governamental, podem ser observados em Fortaleza”. Ele explica que “todo o processo foi bem conduzido e que a comunidade local de design manteve-se bastante unida desde o início”.

FORTALEZA TEM DESIGN ‒ O Instituto Iracema, uma das entidades responsáveis pela candidatura da Capital, escolheu como símbolo da participação de Fortaleza no seleto grupo da UNESCO a tela Fortaleza tem Design, criada em 2017 por Leonardo Buggy e o designer Rafael Studart.

Buggy explica que a intenção da concepção da peça foi a de “levantar a autoestima dos designers cearenses”. Atualmente, a obra encontra-se no DAUD, na entrada do Laboratório de Tipografia do Ceará, local onde esteve guardada no período entre sua exposição na galeria Electric Circus Studio e a doação oficial ao Departamento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: (85) 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.