Engenharia Civil de Russas lança plataforma de divulgação do patrimônio histórico cearense

Casa da Câmara e Cadeia, em Aracati, Ceará. Para divulgar o patrimônio histórico cearense, o Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Construções (LAREB), do Curso de Engenharia Civil do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, desenvolveu a Plataforma CE Histórico, que fornece informações históricas sobre os principais pontos turísticos do Ceará e ajuda a traçar rotas para visitação.

O objetivo da plataforma é dar acesso às informações históricas do patrimônio do Estado e promover a visitação desses locais. A ideia surgiu quando integrantes do laboratório sentiram a “necessidade de dar acesso ao patrimônio histórico do Estado do Ceará à população, de modo a desenvolver na comunidade um sentimento de orgulho e de maior valorização do nosso parque histórico edificado”, explica o Prof. Esequiel Mesquita, coordenador do LAREB.

Os dados foram coletados por meio de pesquisas bibliográficas e de diversas visitas aos locais. Até o momento estão elencadas informações sobre 12 obras patrimoniais, como o Mercado Público de Aracati; o Colégio Santana e a Estação Ferroviária, em Sobral; o Teatro Ribeira dos Icós, em Icó; e a Casa dos Licores, em Viçosa do Ceará.

“Inicialmente incluímos as principais, as mais conhecidas, mas com o tempo vamos incluindo as demais”, destaca o professor, que afirma ser intenção do LAREB contemplar “todos os exemplares do patrimônio do Ceará e, dessa forma, promover a visitação em cidades menos conhecidas, mas com um belo patrimônio edificado”.

Fonte: Prof. Esequiel Mesquita, coordenador do LAREB ‒ fone: (88) 3411 9214