UFC e Estado avançam rumo à criação de Distrito de Inovação em Saúde

Foto da reunião entre o reitor Cândido Albuquerque e o secretário da Saúde do Ceará, Doutor CabetoTransformar o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará em um Distrito de Inovação em Saúde, tornando-o uma referência nacional e até internacional, é o objetivo de uma série de ações que passa a ser implementada pela UFC e o Governo do Estado a partir de agora. O assunto foi discutido em reunião, realizada na manhã desta quinta-feira (14) na Reitoria, entre o reitor Cândido Albuquerque e o secretário estadual da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

A criação do Distrito de Inovação em Saúde prevê uma série de medidas, dentre elas a duplicação do número de leitos, de cerca de 200 para 480, do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). De acordo com Dr. Cabeto, a proposta é que, dentro dos próximos dois anos, seja construída uma nova unidade do HUWC, voltada para atendimento de alta complexidade.

A ampliação da rede de urgência e emergência do Complexo Hospitalar da UFC, para atender a macrorregião de Fortaleza e outras do Ceará, também está prevista. Além disso, a expectativa é que já em 2020 seja iniciado o processo de reurbanização dos 128 hectares correspondentes à área do futuro distrito, começando pela lagoa do Porangabuçu.

Segundo o secretário, boa parte dos projetos de implementação do Distrito de Inovação em Saúde já está pronta, uma vez que o debate sobre esse polo vem sendo realizado há alguns anos. A ideia do reitor da UFC e do secretário é, a partir de agora, dar velocidade à execução.

“Estamos muito felizes com a vinda do Dr. Cabeto para incrementar a parceria que já existe. Queremos transformar o Complexo Hospitalar da UFC numa referência nacional de produção de novas tecnologias, como a inteligência artificial, de novos conhecimentos e de qualificação das atividades de ensino e pesquisa. Isso tudo é um processo de inovação e empreendedorismo, capitaneado pela UFC e pelo Estado, mas agregando a sociedade civil”, afirmou o reitor Cândido Albuquerque.

O distrito prevê uma articulação entre a UFC (unidade indutora e executora), o Estado (indutor), a Prefeitura de Fortaleza e, ainda, outros setores da sociedade civil. Uma articulação mais intensa com esses entes será feita a partir de agora, para agregar empresas e instituições que venham a colaborar com esse polo de saúde.

“Onde se produz conhecimento e tecnologia, é possível aproximar as instituições. É um momento muito adequado, há sensibilidade do Estado sobre a importância do HUWC. A criação dessa rede com a sociedade civil é muito importante. Os projetos já existem, e nós estamos tratando aqui de efetivação dessa proposta”, afirmou Dr. Cabeto, que é professor da Faculdade de Medicina da UFC.

O reitor Cândido Albuquerque completou: “Isso é o modelo que o mundo inteiro já executa, temos que inovar. Já estamos fazendo isso, mas precisamos ampliar”.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL – A proposta é que a criação do Distrito de Inovação em Saúde possa também alavancar índices de desenvolvimento social. Conforme explicou Dr. Cabeto, a indústria na área da saúde é uma das mais fortes do mundo. “Quando você aumenta a produção de conhecimento, você aumenta a renda per capita média, você aumenta os indicadores de saúde. A saúde é um vetor de desenvolvimento social. Estamos falando de uma atividade que representa 7% do PIB do Ceará e tem potencial para ir a 20%”, explicou o secretário.

Ele acrescentou que, na prática, investir na criação do distrito significa ampliar laboratórios de pesquisa, atrair empresas de tecnologia e de equipamento, fomentar mecanismos modernos de gestão e, ainda, impulsionar atividades estruturantes, como prestação de serviços, hotelaria, dentre outras. De acordo com o reitor e o secretário da Saúde, UFC e Estado farão uma rodada de articulação com empresas e instituições para a formação de uma rede. “Agora é trazer a sociedade para um pacto, que já foi firmado há um ano”, lembrou Dr. Cabeto. Em dezembro, o Estado se reunirá com o CEO do distrito de inovação de Barcelona, na Espanha, denominado @22Barcelona e considerado referência mundial em transformação urbana.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331