PROGEP inaugura sala de atendimento médico para exames periódicos de servidores

Imagem: Médico medindo pressão arterial de um homem, ambos sentados próximos a uma mesa (Foto: Viktor Braga/UFC)Os servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará que participam dos exames periódicos agora serão atendidos em um consultório específico para essa finalidade. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) inaugurou, na tarde desta quinta-feira (14), uma sala para atendimento médico de servidores.

Localizada no térreo do bloco 1 dos anexos da Reitoria (Rua Paulino Nogueira, 315, Benfica), a sala conta com maca, mesa para atendimento, balança para medir peso e altura e aparelho para aferir pressão arterial. Além de atender os servidores nos exames periódicos, o consultório também abrigará atividades de massoterapia.

Veja outras imagens da inauguração no Flickr da UFC

Presente à inauguração do espaço, o reitor Cândido Albuquerque destacou a importância de discutir a necessidade de melhorar o acolhimento para que o servidor se sinta importante no ambiente de trabalho. “Na medida em que a gente proporciona esse tipo de atendimento, a gente sai daquela impessoalidade tão fria, que é tão comum no dia a dia, e a gente passa a tratar as pessoas com mais carinho. Eu fico muito feliz com essa inauguração”, comentou.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinicius Machado, ao lado do reitor, Prof. Cândido Albuquerque (Foto: Viktor Braga/UFC)O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinicius Machado, destacou o empenho da equipe da PROGEP e o apoio do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE) na estruturação da sala. “Essa era uma solicitação antiga dos servidores e da própria PROGEP. A partir de agora nós temos um ambiente específico e próprio para esse atendimento”, disse, lembrando que antes os servidores eram atendidos em “salas improvisadas”.

Para Marcos Fábio Bandeira, médico do trabalho da Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (DESMIT), a inauguração da sala é “um sonho se transformando em realidade”. Ele ressaltou a importância de os servidores passarem pelos exames periódicos. “Nesses exames nós descobrimos, por exemplo, alguns servidores que eram hipertensos, diabéticos, que não sabiam, e puderam dar início ao tratamento e evitar complicações”, alertou.

EXAMES PERIÓDICOS ‒ Direito do servidor público federal, os exames periódicos são compostos por exames laboratoriais e de imagem, além de avaliação clínica realizada por médico do trabalho. Todo o processo é sem custos para o servidor, que faz os exames por meio de empresas contratadas pela UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331